O desenvolvimento integral das crianças na primeira infância – entre zero e seis anos de vida – em ações que visam o acesso à saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos é o objetivo do Programa Criança Feliz.
De iniciativa do governo federal e promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (SIAS), o projeto que desde junho atende aproximadamente 100 crianças do Bairro Ana Paula Eleutério (Habiteto), estimula o envolvimento dos adultos que se relacionam diretamente com a criança, estabelecendo vínculos afetivos mais próximos durante os seus primeiros anos de vida.
Por meio de uma parceria com o Centro de Integração Escola – Empresa (CIEE), que disponibiliza estagiários do curso de Psicologia, sob a supervisão da coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social do Bairro Ana Paula Eleutério (CRAS Habiteto), Fernanda Machado, são oferecidas palestras, capacitações, oficinas e atividades lúdicas, onde os responsáveis pela criança são orientados sobre a importância desta etapa da vida, do brincar e dos cuidados que garantem um bom desenvolvimento.
“Nosso objetivo é ajudar, apoiar a família ou cuidador responsável, pois quanto melhor cuidada for a criança, quanto melhor preservada a infância, mais saudável ela se desenvolverá”, destaca a coordenadora local do Programa Criança Feliz, Angélica Cardoso, que também é membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA .
Quem pode participar
Para participar do programa as famílias das crianças de zero à seis anos devem estar devidamente cadastradas no Bolsa Família, bem como nos Centro de Referência de Assistência Social, os CRAS.
Para mais informações, os interessados devem se dirigir ao CRAS Habiteto, na Rua Professor Horácio Blaseck, s/nº, no Bairro Ana Paula Eleutério ou entrar em contato através do telefone (15) 3226-4687.