Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/cras-ana-paula-eleuterio-oferece-curso-de-corte-e-costura/
Acessado em: 01/12/2025 - 15h54

CRAS Ana Paula Eleutério oferece curso de corte e costura

Por: Carol Fernandes - programa de Estágio - Neide Barbosa - Supervisão

A iniciativa busca unir a falta de oportunidade de emprego para mulheres carentes e a demanda de mão de obra qualificada de costureiras e bordadeiras

Todas as segundas e quintas-feiras, algumas mulheres se reúnem para passar um dia especial no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ana Paula Eleutério (Habiteto). É que através da Escola de Moda, ação do Fundo Social de São Paulo (FSSP) em parceria com o Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba (Momunes), elas ganharam a oportunidade de aprender o ofício da costura.

O objetivo da iniciativa é unir a falta de oportunidade de emprego para mulheres carentes e a demanda de mão de obra qualificada de costureiras e bordadeiras. De acordo com a coordenadora do CRAS Ana Paula Eleutério, Rita Farias, projetos como o Escola de Moda auxiliam na prevenção de vulnerabilidades sociais e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. “Uma das nossas dificuldades no território é de mulheres com baixa estima. Isso se dá, muitas vezes, por violações que sofreram e sofrem na vida, o que faz com que se sintam inferiores. Por isso, através dessas ações, elas se sentem capazes de realizar muitas coisas”, explica Rita, que também é assistente social.

Quem ministra as aulas é a integrante do Momunes, Márcia Cruz, costureira há 35 anos. “A Escola de Moda é importante para ajudar na renda familiar, além de possibilitar que essas mulheres trabalhem em casa, sem deixar os filhos e que também desenvolvem a autoestima. Essas questões abrem as possibilidades”, afirma.

Uma das alunas é Eliege Tereza de Campos, que já está planejando o futuro conseguido por meio do curso de costura, e pretende fazer vestidos para as crianças. “A oficina está sendo muito importante para mim. Estou adorando! Não sabia costurar em máquina e estou aprendendo”, ressalta a aluna.

Ainda segundo a coordenadora do Cras do Habiteto, o curso não possui vagas no momento, mas é possível fazer inscrição para a lista de espera. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3226-4687.