CPI-7 tem novo comando a partir desta segunda-feira
Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
Prefeito Antonio Carlos Pannunzio participou da solenidade
Na manhã desta segunda-feira (22) foi realizada a cerimônia de troca de comando do CPI-7 (Comando de Policiamento do Interior). O coronel Antônio Valdir Gonçalves Filho substitui o coronel Wagner Tardelli, que solicitou sua aposentadoria.
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio participou da cerimônia e comentou a mudança: “O coronel Tardelli tinha um relacionamento muito positivo com os outros setores da segurança pública e particularmente com a prefeitura. O novo comandante tem uma formação muito adequada. Conhecendo os problemas da cidade e da região”, disse. Tanto Tardelli, quanto Antonio Valdir, são sorocabanos.
Durante o seu discurso, Pannunzio lembrou que quando foi prefeito pela primeira vez (1989/1992) o comandante do CPI-7, era o pai do novo comandante: “O pai, o coronel Antonio Valdir Gonçalves, também brilhou quando aqui esteve, no outro período em que fui prefeito de Sorocaba”.
Como a Prefeitura de Sorocaba possui o Gabinete de Gestão Integrada, a Polícia Militar está totalmente integrada com a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil, Polícia Federal e com o Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança). Este é, segundo Pannunzio, um trabalho que tem sido realizado com sucesso, justamente, pela consciência da importância da cooperação na garantia da segurança da comunidade. “Com esse trabalho conjunto muita coisa tem sido feita e muito ainda há o que fazer”, afirmou o prefeito.
Para o coronel Antônio Valdir Gonçalves Filho, o apoio da população tem sido e é muito importante no contexto da segurança pública. “Esse apoio da comunidade para que a gente possa desenvolver um policiamento inteligente de forma integrada, com todos os órgãos da segurança pública se faz fundamental”, reforçou.
O novo comandante do CPI-7 ainda comentou que a participação das prefeituras é imprescindível: “Ninguém é tão forte como nós todos juntos. Com os órgãos de segurança integrados, junto com a comunidade, sem dúvida nenhuma, teremos um grande sucesso nas ações de segurança pública”, disse o coronel Antonio Valdir.
O CPI-7 é formado pelos seguintes Batalhões da Polícia Militar do Interior: 7º BPM/I (Sorocaba), 12º BPM/I (Botucatu), 22º BPM/I (Itapetininga), 40º BPM/I (Votorantim), 50º BPM/I (Itu), 53º BPM/I (Avaré) e 54º BPM/I (Itapeva). São 78 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
