Coworking Universitário completa um mês com desafios aos estudantes

Por: Lucas Monteiro (Programa de Estágio) Supervião - Neide Barbosa

O Coworking Universitário, lançado no dia 5 de julho pelo Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), está prestes a completar um mês de atividades com 100 jovens que formam os cinco grupos de alunos de seis universidades selecionadas para participar do projeto e já vem apresentando resultados positivos.

Voltado a proporcionar um trabalho conjunto entre as universidades e seus alunos no desenvolvimento de aplicativos, o projeto é destinado a estudantes das áreas da Tecnologia da Informação, Engenharia da Computação, Jogos Digitais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, entre outros.

As seis universidades participantes são: Unip (Universidade Paulista), Uniso (Universidade de Sorocaba), Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba), Fatec – Faculdade de Tecnologia, Esamc (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação) e Anhanguera.

Nesta experiência, a secretária de Planejamento e Projetos (Seplan) da Prefeitura de Sorocaba, Mirian Zacareli se pôs à disposição para ajudar os estudantes, e foi proposto para cada grupo a idealização de um aplicativo, sendo eles: Aplicativo do Parque Tecnológico de Sorocaba; Agenda Clínico Geral; Aplicativo Orçamento Participativo; Núcleo Gestor Manutenção Predial de Prédios Públicos e Súmula Esportiva (Cruzeirão).

De acordo com o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto Freitas, “estamos trabalhando para formarmos os profissionais do futuro, e esse é um programa que tem a finalidade de preparar os alunos de Tecnologia da Informação para o mercado e, ao mesmo tempo, estimular a criatividade para soluções do poder público”, disse.

Além disso, os grupos estão recebendo mentorias nas mais diversas áreas, tendo até o momento Gestão de Projetos, Oratória, Coaching Motivacional e Liderança.

Os grupos têm um prazo médio de 3 meses para a entrega do piloto do aplicativo.  Estima-se que as primeiras versões surjam em meados do mês de Outubro deste ano. Todos os aplicativos deverão ser inspecionados e validados pela Secretaria de Planejamento e Projetos.

Tags:,