Corregedoria-Geral do Município oficializa Termo de Cooperação

Por: Isabela Lopes - Programa de Estágio - Neide Barbosa - Supervisão

Fotos – Felipe Pinheiro

Para comemorar os 5 anos de existência da Corregedoria-Geral do Município, órgão ligado à Secretaria de Gabinete Central (SGC) da Prefeitura de Sorocaba, foi oficializado na tarde desta quinta-feira (04), no Salão de Vidro do Paço Municipal, um Termo de Cooperação com a Corregedoria-Geral da cidade de São Paulo, com o objetivo de implantar um novo sistema fiscalizador em Sorocaba. Compondo a mesa de autoridades, estiveram o secretário de Gabinete Central (que representou o prefeito José Crespo), Erick Vieira, o Corregedor Geral do Município, Carlos Alberto de Lima Rocco Junior, o Controlador-Geral da cidade de São Paulo, Dr. Gustavo Ungaro, o vereador Fernando Dini, e representando a Câmara Municipal, o vereador Irineu Toledo.

A parceria entre os órgãos de controle trará para Sorocaba o Sistema de Registro dos Agentes Públicos (SISPATRI), que acompanhará a compatibilidade do crescimento patrimonial dos servidores designados da disposição legal (Lei de Improbabilidade Administrativa). A previsão é que o programa entre em funcionamento a partir de maio de 2019.

Só de janeiro a setembro deste ano, a Corregedoria foi atingida a marca de 115 procedimentos condicionais, frente aos 152 procedimentos realizados no ano passado. Segundo o corregedor, Carlos Alberto de Lima Rocco Junior, o aumento reflete os métodos de aprimoramento e fiscalização da corregedoria, “Quero registrar a forma ética e responsável da nossa secretaria com o prefeito José Crespo, esse apoio é fundamental, pois nos garante a isenção, a imparcialidade, a efetividade, a autonomia e a independência. Nós temos hoje um chefe do Poder que apoia integrativamente as nossas ações e esta é a visão de um órgão de controle”, declara.

Fundada no dia 03 de Outubro de 2013, a Corregedoria da Prefeitura de Sorocaba é a responsável em realizar a verificação dos princípios que norteiam a gestão pública, como a impessoalidade, a legalidade e a responsabilidade administrativa, além do combate constante a corrupção.

Segundo o Controlador-Geral da cidade de São Paulo, “os tribunais têm apontado a necessidade do fortalecimento, o controle da administração pela via preventiva, então nós precisamos lançar mão de todas as possibilidades para buscar as situações devidas. Apostando fortemente na transparência, nos mecanismos de maior participação, de incentivo ao controle social, de racionalidade da própria administração pública, sendo a tônica necessária para que avancemos no enfrentamento da corrupção”, esclarece.

Estiveram presentes no evento o Chefe de Gabinete, Alexandre Robin, os secretários Eloy de Oliveira, de Comunicação e Eventos (Secom), Fábio Pilão, de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), Ana Lúcia Sabadin, de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais (Saj), Jessé Loures, de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Mirian Zacarelli, de Planejamentos e Projetos (Seplan), Luiz Alberto Fioravante, de Mobilidade e Acessibilidade (Semob), Marcelo Regalado, da Fazenda (Sefaz), Osmar Thibes, de Recursos Humanos (Serh), Robson Coivo, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), Mário Mortara, Controlador Geral e Liliana de Jesus, Ouvidora Geral do Município.

Ainda foram registrados representantes das demais secretarias: Gilmar Piccin, Educação (Sedu), Luiz Ricardo Ruiz, de Segurança e Defesa Civil (Sesdec), Roberto Marques Vieira, da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), Sonia Carvalho, de Igualdade e Assistência Social (Sias), Larissa Rondelo do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Otávio Cristofano, representando o Saae-Sorocaba, Pedro Garcia, Observador do Município, Aline Moura, do Procon, e Camila Rocha, Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban), Ivan Flores, representando o secretário Flávio Chaves, de Relações Institucionais e Metropolitana (Serim).

Além desses, estiveram presentes a representante da 2ª Câmara Correcional, Cibele Góes,  e os Corregedores Marco Massari, e Juliana Barbosa , do CAIT – Centro de Análise de Informações Técnicas. O Corregedor da GCM, Alberto Ferreira da Costa e a Corregedora Adjunta, Valquíria Assuaga, e representantes da 1ª Câmara Correcional, Katiuscia Gouveia e José Roberto Longui também estiveram presentes.

 

Tags: