Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/corregedoria-geral-do-municipio-comemora-5-anos-de/
Acessado em: 19/01/2026 - 04h33

Corregedoria Geral do Município comemora 5 anos de existência com nova parceria

Por: Bruna Bernardini (programa de estágio)

Sistema a ser implantado vai permitir acompanhar a evolução patrimonial de servidores públicos da prefeitura

A Corregedoria-Geral do Município, ligada à Secretaria de Gabinete Central (SGC) da Prefeitura de Sorocaba, completa 5 anos de existência nesta quarta-feira (03). O orgão é responsável pelo controle interno da administração e apuração de irregularidades na gestão pública direta ou indireta. Para comemorar a data, além de estar programado um evento especial, nesta quinta-feira (04), às 14h, no Salão de Vidro do Paço Municipal, o orgão vai oficializar um Termo de Cooperação com a Corregedoria-Geral da cidade de São Paulo, a fim de implantar um novo sistema fiscalizador em Sorocaba.

A nova parceria trará ao município o Sistema de Registro de Bens dos Agentes Públicos (SISPATRI), que tem a função de acompanhar a compatibilidade da evolução patrimonial com os bens dos servidores destinado ao cumprimento da disposição legal (Lei de Improbidade Administrativa), além de aprimorar as ações da Corregedoria-Geral do Município de Sorocaba.

Em pleno funcionamento na cidade de São Paulo, o sistema já foi responsável por captar diversos desvios em seus anos de existência. Um exemplo de sua eficiência foi a identificação da denominada “Máfia dos Fiscais”, que resultou em um ressarcimento de cerca de R$60 milhões aos cofres públicos. Após assinatura do Termo de Cooperação, o sistema será implantado pela equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura. Após o recebimento do “código-fonte”, os trabalhos serão iniciados. A previsão é que o programa entre em funcionamento a partir de maio de 2019.

Segundo o Corregedor-Geral do Município, Carlos Alberto Lima Rocco Júnior, “esses procedimentos estão sendo solicitados pelo prefeito José Crespo desde o início de sua gestão para garantir à população a maior transparência possível da máquina administrativa. Por isso, estudamos a implantação do SISPATRI”, esclarece.

Rocco explica, ainda, que “à corregedoria, compete apurar irregularidades administrativas da gestão direta e indireta, isto é, não só da Prefeitura como também do Saae, Urbes, Funserv e Parque Tecnológico”, completa.

Fundada no dia 03 de Outubro de 2013, a Corregedoria da Prefeitura de Sorocaba é a responsável em realizar a verificação dos princípios que norteiam a gestão pública, como a impessoalidade, a legalidade e a responsabilidade administrativa, além do combate constante a corrupção.

Carlos Rocco diz que o êxito no trabalho da divisão é apresentado durante a ausência de irregularidades, demonstrando a seriedade dos servidores que compõem a atual gestão da prefeitura.

“Nosso principal objetivo é o aprimoramento constante das atividades desenvolvidas pela Corregedoria. Enquanto órgão fiscalizador, realizamos a verificação em busca de irregularidades, sempre na torcida para que não necessite de uma intervenção, pelo contrário, operamos para que esses números diminuam cada vez mais”, completa.

A divisão é responsável apenas por identificar e aconselhar a denúncia de possíveis irregularidades administrativas. A fim de preservar a imagem dos servidores, as acusações serão feitas em sigilo e resolvidas entre os envolvidos no caso.