A Prefeitura de Sorocaba sediou na manhã desta quinta-feira (09) a destinação de R$ 140.409,21 feita pelo Banco do Brasil para a Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba (Coreso). O valor recebido pela entidade poderá ser utilizado para a aquisição de um caminhão com carroceria e de uma fragmentadora de papel, visando a melhoria da atividade produtiva e aumento da renda dos cooperados. O montante foi repassado graças aos recursos obtidos junto à Fundação Banco do Brasil (FBB). Para solicitar o recurso, a Coreso encaminhou projeto denominado “Melhorando a coleta seletiva em Sorocaba (SP)”, no âmbito do Programa Trabalho e Cidadania da Fundação, para ampliar sua capacidade produtiva.
Participaram da cerimônia de entrega simbólica do valor o gerente geral da agência Catedral do Banco do Brasil, Gilson Fernandes Ribeiro, o secretário de Conservação, Serviços e Obras, Fábio Moreira Pilão, a secretária de Igualdade e Assistência Social, Cíntia de Almeida, o secretário de Cidadania e Participação Popular, Mário Luiz Nogueira Bastos, o secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira, além de integrantes da Coreso.
Para Fábio Moreira Pilão, secretário de Conservação, Serviços e Obras, a destinação do recurso remete à importância do Banco do Brasil em tornar realidade, através da FBB, projetos como o apresentado pela Coreso.
“Muitas empresas não sabem o que fazer com muitos papéis e documentos antigos, agora podem contar com a cooperativa, pois recolhemos esse material e fazemos a fragmentação” ressaltou Patrícia de Sene, presidente da Coreso.
A secretária de Igualdade e Assistência Social, Cíntia de Almeida, comentou que a melhoria do trabalho dos catadores da Coreso propiciada pelo benefício recebido é um ganho também ao município.
“A iniciativa e esforço da CORESO em enviar o projeto serve de exemplo que pode ser seguido por outras entidades sem fins lucrativos”, salientou Mario Luiz Nogueira Bastos, secretário de Cidadania e Participação Popular.
Gilson Fernandes Ribeiro, gerente geral da agência Catedral do Banco do Brasil, destacou que a importância dessa ação da Fundação Banco do Brasil é ter a certeza de “fazer diferença na vida das pessoas”. Ele aproveitou a oportunidade para informar que as entidades sem fins lucrativos que se interessarem, e estiverem dentro dos critérios estabelecidos, poderão enviar seus projetos até dia 27 de fevereiro para a FBB.
Sobre a FBB: a Fundação Banco do Brasil (FBB) atua de forma a identificar e mobilizar diferentes atores sociais na busca por soluções efetivas para aspectos fundamentais do desenvolvimento sustentável das comunidades brasileiras, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas, promovendo a inclusão socioprodutiva, o desenvolvimento sustentável e as tecnologias sociais. Nos últimos dez anos, mais de três milhões de pessoas tiveram suas vidas transformadas pelos quase seis mil projetos apoiados e investimentos sociais que totalizam 2,3 bilhões de reais. As ações são concentradas nos cinco vetores de atuação: água, agroecologia, agroindústria, resíduos sólidos e educação.