Controle de pesagem do Bolsa Família começa na segunda-feira nas UBSs
Por: Laura Mariano (Programa de Estágio) - Supervisão: Tânia Franco
O controle da pesagem é utilizado para identificar casos de desnutrição e, para as mulheres, possibilitar conhecer sua condição de saúde.
A partir da próxima segunda-feira (07) as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) começam a receber as famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família para a pesagem de crianças de zero à sete anos, e a checagem da condição de saúde de jovens e mulheres, dos 14 aos 44 anos. A ação, realizada duas vezes ao ano, termina no mês de dezembro.
A pesagem é uma das condições para que as famílias não percam o direito ao programa de transferência do Governo Federal. Além dela, crianças e adultos também devem estar com as carteiras de vacinação em dia. Outro critério é o de Assistência Social no qual, ao menos uma vez por ano, os amparados atualizem seu cadastro único no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Na primeira pesagem deste ano, a atualização alcançou 56% das famílias beneficiárias. Atualmente, a taxa está em 18% e a pretensão miníma é a de alcançar 55% até dezembro.
Para participar da pesagem e verificação do estado de saúde de jovens e mulheres, é preciso comparecer à UBS da área de abrangência da beneficiada portando o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), ou outro documento de identificação. As Unidades de Saúde possuem uma listagem das famílias com todos os membros que são beneficiários do programa. Caso haja necessidade em colocar a carteira de vacinação em dia, esta também deve ser levada.
Posteriormente, o comprovante da pesagem deve ser entregue em qualquer uma das unidades de CRAS do município.
Tags:Cidadania, Cras, Desenvolvimento Social, SIAS
