Conteinerização chega à Vila Helena na próxima semana
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
As vias públicas da Vila Helena, Zona Norte de Sorocaba, começam a receber a partir de segunda-feira (19) os contêineres para deposição de lixo doméstico. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), prevê a implantação de aproximadamente 230 recipientes naquela comunidade, cada um com capacidade para receber até 1.000 litros de lixo doméstico.
Até agora foram contemplados com essa benfeitoria bairros como o Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Jardim Astúrias, Aparecidinha, Jardim Josane, Vila Amato e Jardim Topázio, num total de 552 novos contêineres à disposição dos moradores.
Na Vila Helena, inicialmente serão contempladas as ruas Ângelo de Camargo Sampaio, Annunciata Fazio Grizi, Antonio C. A. da Silva, Antonio Custodio, Artur Gonçalves e Augusta F. Oliveira. A Rua Belo Horizonte deverá receber o maior número de contêineres no bairro: doze ao todo. Outras vias do bairro que também serão beneficiadas: Benedito Sampaio, Carlos Grahn, Francisco Marcos Stiliano de Souza, Joaquim G. Oliveira, Joaquim Vieira, Jorgina Sampaio, Laurindo Maezi, Lázaro de Oliveira, Londolfo Galvão, Ozias de Oliveira Dias, Pedro Marcelo, Rafaela L. Hidalgo e Vicente Gambarcota.
Os contêineres estão sendo instalados em um ponto demarcado na própria via. A medida, segundo a Serp, tem por objetivo não atrapalhar a circulação de pedestres nas calçadas, bem como facilitar o trabalho de ‘basculação’, que consiste no levantamento e descarga do lixo armazenado no contêiner pelo caminhão de coleta. Os dispositivos ficam a uma distância de aproximadamente cem metros um do outro, sempre junto à guia. “O objetivo é que as calçadas fiquem livres para as pessoas, que devem ter prioridade de uso”, afirma o secretário de Serviços Públicos Oduvaldo Denadai.
Coleta mecanizada
Na hora da coleta, o caminhão para ao lado do contêiner e um coletor acopla o equipamento aos braços mecânicos do caminhão. O lixo é despejado no compactador e o contêiner recolocado em sua posição inicial, com o veículo seguindo para o aterro sanitário. Tudo isso ocorre sem a necessidade do contato do coletor com o lixo, o que traz maior segurança aos profissionais.
Ainda há vantagens ambientais e sanitárias da coleta mecanizada, como o não acúmulo de lixo na calçada, menos cheiro desagradável, cidade mais limpa, menos entupimento de bueiros, bem como redução na proliferação de insetos que podem provocar doenças e a exposição do lixo à chuva e aos animais.
A conteinerização também deve contribuir para evitar acidentes com coletores, uma vez que – mesmo não sendo permitido – muitos sorocabanos ainda descartam materiais perfuro-cortantes como vidro e metais junto com o lixo orgânico. A Serp reitera aos cidadãos que os contêineres são para deposição exclusivamente de lixo doméstico orgânico.
O Consórcio Sorocaba Ambiental é responsável pela coleta do lixo, varrição de vias, limpeza de banheiros públicos, além de higienização e manutenção de todos os contêineres.
Tags:Container, servicospublicos
