Contêineres chegam ao bairro Central Parque
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
“Isso é mais do que bom. É uma maravilha, estávamos precisando muito”. A expressão de Geraldo Ribeiro dos Santos, residente no Central Parque, reflete bem a alegria dos moradores com a chegada dos contêineres. Atentamente, da frente de sua casa, o aposentado acompanhava o vai e vem dos funcionários do Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA) descarregando os primeiros equipamentos em sua rua, a José Tótora.
A distribuição dos contêineres no bairro Central Parque, teve início na manhã desta quarta-feira (27). A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), fez a programação após mapeamento das vias públicas; estão previstos cerca de 150 dispositivos de 1.000 litros para aquela comunidade. “Após a implantação será feita uma reavaliação e, caso constatemos a necessidade de mais unidades, aí serão implantadas”, afirmou o secretário Oduvaldo Denadai, que acompanhou o início dos trabalhos.
Há 24 anos moradora na Praça Ana Terra, Inês Olinda Xavier de Paiva também elogiou a volta dos contêineres, embora tenha reclamado da demora. Ela destacou, entre outros benefícios, o fim do lixo espalhado por cães e gatos pela calçada. Além da implantação dos contêineres, o Consórcio também é responsável pela varrição de vias, limpeza de banheiros públicos, além de higienização e manutenção dos contêineres.
O novo conceito de conteinerização estabelece que os dispositivos ocupem um espaço demarcado no próprio asfalto das ruas e avenidas, junto à guia, em vez de ficarem nas calçadas, como antes. Cada contêiner deve atender pelo menos dezoito residências, considerando-se uma média de quarenta litros de lixo gerados diariamente por família. Ao todo, estão em uso em Sorocaba 3.400 contêineres de mil litros e outras 1.490 unidades com capacidade para 240 litros cada.
Tags:Contêineres, servicospublicos
