Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/consumidor-precisa-estar-atento-na-hora-das-compras-para-as-ceias/
Acessado em: 30/11/2025 - 04h12

Consumidor precisa estar atento na hora das compras para as ceias

Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br

É preciso pesquisar e gastar apenas o necessário.

As ceias de Natal e Réveillon são momentos de confraternizações entre as famílias e amigos. Mas para que esses momentos não virem uma dor de cabeça, os consumidores precisam ficar atentos.

A principal dica do Procon-Sorocaba é evitar dívidas nesses período de crise pela qual o país está passando. É preciso não cair nas seduções dos apelos publicitários fazendo o controle de gastos.

Para o chefe da Divisão de Proteção ao Consumidor do Procon Sorocaba, José Antonio de Oliveira Junior, é preciso fazer uma compra racional, considerando-se o que, realmente, será consumido na totalidade para garantir a qualidade dos produtos e também a economia. “Pesquisar preços, observar os prazos de validade, as características de cada alimento, como cor, cheiro e consistência, fazem muita diferença. Além disso, só compre considerando os preços dos produtos, levando em conta a oferta, a quantidade, a qualidade e sua preferência”, reforçou.

Faça o planejamento do cardápio da ceia que deseja servir, listando todos os alimentos, bebidas e ingredientes que pretende utilizar. Isso evita compras desnecessárias e por impulso. Saiba o número de pessoas que participarão da festa.

Por outro lado, na hora de buscar os produtos, avalie o estabelecimento comercial que pretende fazer as compras prestando muito atenção às condições de higiene, iluminação, armazenamento e manuseio dos produtos. Isso pode ajudar a evitar a compra de produtos deteriorados, violados ou sem higiene.

Também é necessário estabelecer um limite para seus gastos. Se um produto desejado estiver com preço muito elevado, verifique a possibilidade de o substituir por outro.

Embalagens e texturas dos alimentos

Verificar as embalagens dos produtos precisa fazer parte da rotina do consumidor. Leia atentamente as embalagens e rótulos dos produtos, observando suas características e condições de conservação.

Observe também as informações nutricionais, pois elas auxiliam na escolha de alimentos mais saudáveis e adequados às suas necessidades. Não se esqueça da data de validade: se o produto estiver vencido, não compre; reclame e denuncie o estabelecimento comercial.

Use três sentidos para verificar os alimentos: cor (visão), textura (tato) e odor (olfato). Verificando qualquer sinal de alteração, não adquira, pois podem estar impróprios para consumo.

Os enlatados precisam também de muita atenção. Não tenha pressa na hora da compra.

Embalagens que estejam estufadas, amassadas ou enferrujadas podem levar à contaminação dos produtos. No caso das frutas fique atento para que não estejam machucadas, batidas ou picadas por insetos.

As frutas frescas de época, geralmente, são mais baratas que as frutas secas e podem ser uma opção de sobremesa ou fazer parte das saladas mistas. Evite comprar frutas e legumes com muita antecedência, pois estragam facilmente.

Bebidas

Geralmente ninguém verifica problemas nas bebidas. Não adquira as que que estiverem próximas a locais aquecidos, expostas ao sol e perto de produtos de higiene e limpeza. Tudo isso pode contaminar o produto. Observe no rótulo o tipo de bebida e seus componentes.

Mais uma vez olhe tudo com cuidado. Verifique o líquido da garrafa, se existe algum tipo de sujeira. No caso de vinhos e espumantes, observe se a rolha está em boas condições ou se há manchas no rótulo e dê preferência àquelas que estiverem menos expostas à luz, pois muita luminosidade pode afetar sua qualidade.

Outras dicas

– Acompanhe as promoções: verifique folhetos publicitários, percorra os estabelecimentos comerciais etc.

– Nessa época, a concorrência entre os fornecedores é grande e o consumidor que estiver atento pode se beneficiar.

– Verifique as condições de armazenamento dos congelados: carnes, aves, peixes pré-embalados e congelados em geral devem estar armazenados em balcões frigoríficos.

– A existência de poças de água próximas aos balcões ou de gelo acumulado no freezer podem indicar que não houve refrigeração em temperatura adequada, que o freezer foi desligado durante a noite ou que está com defeito; assim, os alimentos podem estar danificados.

– As embalagens não podem conter bolhas ou líquido.

No mais, é reunir a família, os amigos e celebrar.