Consulta pública do Plano Municipal de Cultura será feita em dois locais

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Atrações artísticas se apresentarão gratuitamente durante os eventos

Neste sábado e domingo (dias 20 e 21), das 15h às 19h, a Secretaria da Cultura (Secult) fará os encontros territoriais do Plano Municipal de Cultura (PMC), respectivamente, na Praça Laudelino do Amaral, no bairro Nova Sorocaba, e no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Quem for aos espaços públicos ainda poderá conferir apresentações artísticas gratuitas durante todo o evento.

O objetivo da Secretaria da Cultura é envolver a população na elaboração do PMC, permitindo que os munícipes opinem de forma presencial a respeito das metas do plano, tornando mais transparente e democrático o processo. O documento estabelecerá as ações de cultura para um período de dez anos na cidade, reunindo, assim, os anseios da sociedade aos interesses e possibilidades do governo municipal.

A equipe da Secretaria da Cultura levará de forma impressa as 82 metas a serem avaliadas, divididas em seis eixos temáticos: Patrimônio Cultural; Gestão Pública da Cultura; Fomento à Produção e Formação Cultural; Acesso e Descentralização da Cultura; Diversidade Cultural; e Economia da Cultura. Deste total, três metas foram suprimidas durante a plenária realizada na Conferência Municipal, por repetição de proposta. Porém, para a máxima transparência do processo, estão presentes nesta consulta, com o devido aviso da supressão das mesmas.

Os munícipes receberão marcadores para escolher as metas e as equipes da Secretaria da Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) estarão no local para orientação em caso de dúvidas.

Os encontros ocorrerão até o dia 6 de março, sempre aos sábados e domingos, e serão realizados também no Campolim, Éden, Jardim Ipiranga e Vitória Régia. No último fim de semana (dias 13 e 14) o trabalho foi realizado em Aparecidinha e no Parque dos Espanhóis, na Vila Assis.

Programação artística

No sábado, às 15h15, os moradores do Nova Sorocaba poderão conferir o DJ João Porém. O artista traz em sua assinatura uma mistura de música brasileira e eletrônicos que despontam em todo mundo nas pick-ups mais renomadas. Atualmente, a sua pesquisa é focada em músicas brasileiras que influenciaram os grandes movimentos eletrônicos nacionais atuais, desde samba, baião, soul, bossa-nova e disco até os movimentos propriamente ditos, drum and bass, hip-hop, funk carioca, trap-mix e o mais recente e dançante heavy baile.

Em seguida, às 16h15, o Barracão da Vó apresentará o espetáculo “Truques e Circarias”. A apresentação conta a história de dois palhaços amigos que se encontram, porém um deles está triste porque roubaram sua bicicleta e o outro muito feliz porque vai comprar um carro. No meio desse conflito, mágicas e truques acontecem até um deles resolver convidar um mágico de verdade para mostrar o que é um truque profissional. É um espetáculo completamente interativo, onde o público é parte integrante e sempre convidado a participar.

Às 17h30, é o rapper Marcio Brown quem ocupará a Praça Laudelino do Amaral. Sorocabano, arte-educador e militante do movimento negro e do Hip Hop, iniciou seu envolvimento com a cultura de rua em meados de 1989, nos Bailes Blacks do Clube 28 de Setembro.

Domingo

Já no domingo, a primeira atração do Parque das Águas será “As aventuras do palhaço”, às 15h15. O espetáculo conta a história do Palhaço Berinjela, que resolve criar seu próprio circo, mas como se encontra sozinho percebe que não precisa de uma grande lona ou picadeiro. Então com sua pequenina estrutura, ele representa todos os números de um espetáculo mostrando a todos que, mesmo com pouco, ainda é possível alimentar a magia do circo.

Na sequência, às 16h30, a cantora Claudia Volcov apresenta um repertório de clássicos da MPB, chorinho e samba raiz. A artista sorocabana foi uma das intérpretes do Projeto “Panela do Samba”, durante quatro anos.

Às 18h, será a vez do show do Gregos e Baianos mostrar sua arte no Parque das Águas. Com a proposta de unir música, teatro e poesia, a banda não se encaixa num estilo musical, se dispondo a caminhar por diversos estilos e experimentar cada um deles.

Além disso, nos dois dias, das 15h às 19h, os munícipes poderão prestigiar a exposição fotográfica “Refitando”, com 20 obras frutos de um desdobramento do workshop de fotografia homônimo realizado pelo fotógrafo José Neto, através do Núcleo de Formação Cultural, no Museu Histórico Sorocabano (MHS). A mostra foi realizada em maio de 2015, dentro da programação da 13º Semana Nacional de Museus.

Consulta pública online continua

Qualquer sorocabano também pode participar da consulta pública online para a elaboração do PMC. O documento estará disponível no endereço cultura.sorocaba.sp.gov.br/consultapublica, até o dia 6 de março.

Para participar, basta o munícipe se cadastrar no site, entrar nas páginas dos eixos temáticos definidos para a construção do Plano Municipal de Cultura e opinar a respeito das metas e ações propostas durante a 5ª Conferência Municipal de Cultura.

Informações e esclarecimentos podem ser obtidos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3212.7280 ou ainda pelo e-mail secult@sorocaba.sp.gov.br