Neste fim de semana (dias 9 e 10), os sorocabanos poderão mais uma vez aproveitar as atrações gratuitas do Projeto “Viva a Cultura”. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), vai oferecer peça de teatro, oficinas, música e exibição de filme em cinco espaços públicos da cidade.
No sábado, às 16h, tem apresentação do grupo de forró pé-de-serra com o grupo “3 do Norte”, na Avenida Itavuvu, em frente à Oficina do Saber do Conjunto Habitacional “Ana Paula Eleutério” (Habiteto). Quem for ao local poderá conferir um repertório que passa por Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Sivuca, João do Vale e outros grandes nomes da música popular brasileira. O trio é formado por Taú (sanfona), Tulio Charaba (zabumba e voz) e Zé Nilton (triângulo e voz).
Já às 17h, a garotada poderá conferir “As Aventuras de Jonas”, também em frente à Oficina do Saber do Habiteto. Produzida pela Cia Nativos Terra Rasgada, a história narra os percalços e aventuras de um jovem cadeirante, vítima de atitudes preconceituosas que, após perder seu avô, torna-se triste e solitário. Mas, como a magia que vem do coração é capaz de milagres, o velho avô volta para conduzir Jonas em sua última jornada, na qual ele será treinado para ganhar a grande corrida da escola, provando, assim, ser tão capaz de conquistar os seus objetivos, quanto qualquer outra pessoa.
A encenação, segundo os produtores, propõe uma leitura lúdica da história, conduzindo o público a uma viagem para um mundo imaginário no qual Jonas figura como um herói. A peça busca estabelecer uma identificação com o público, propondo o rompimento com as barreiras pré-estabelecidas sobre as condições que cercam o cotidiano de uma criança deficiente.
À noite, às 19h, o “Viva a Cultura no Bairro” ainda exibirá o filme “Universidade Monstros” (2013) à comunidade do Habiteto, dentro do Projeto “Cena de Cinema”. Mike Wazowski e James P. Sullivan formam uma dupla inseparável, mas nem sempre foi assim. Quando os dois monstros se conheceram, eles não se davam nada bem. O filme mostra como Mike e Sulley superaram suas diferenças e se transformaram em grandes amigos.
Ainda no sábado, o Viva a Cultura também estará na Praça “Pedro José Ayrolla”, localizada na Rua Bonifácio de Oliveira Cassú, no Éden. Às 14h, tem “As Aventuras de Jonas”, da Cia Nativos Terra Rasgada.
Em seguida, às 15h, a comunidade poderá conferir o espetáculo “Patavinas, bulhufas e etc”, uma peça baseada na história de dois palhaços que a caminho de uma apresentação acabam se atrasando. Por conta disso, Caramelo e Ping-Pong, os protagonistas, preparam-se em cena aberta e, em meio a tropeços e trapalhadas, fazem a alegria e satisfação da plateia.
Das 16h às 18h, terá oficina de slackline para a garotada. E, às 16h30, o violonista e cantor Joaquim Moreno se apresenta no Éden.
Atrações de domingo
No domingo, o “Viva a Cultura” continua no Éden. Às 14h, o grupo de teatro Nativos Terra Rasgada apresenta a peça “Histórias de Palhaço”, que conta a história de Berinjela, um palhaço errante que transforma uma tarefa simples, como fazer um bolo, em uma façanha.
Na sequência, às 15h, o palhaço Fusquinha de Porta Aberta apresenta no espetáculo “Ôtovinu” seus números cômicos, virtuosos e picaretas como malabarismo, mágicas, acrobacias e palhaçadas. Com incrementada sonoplastia e música, é um espetáculo para toda a família.
Das 16h às 18h, tem Oficina de Reciclável e, por último, às 16h30, o público poderá prestigiar o show de “Andinho e convidados”.
Quem for à Praça Frei Baraúna, no Centro, poderá conferir “As Aventuras de Jonas”, da Cia Nativos Terra Rasgada, logo às 14h. Em seguida, às 15h, tem o espetáculo “Patavinas, bulhufas e etc”. Para encerrar, às 16h30, o violonista e cantor Joaquim Moreno se apresenta no palco da Frei Baraúna.
No Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, tem apresentação, às 11h, com o grupo Samba Choro e Seresta. Com mais de 25 integrantes – cada um dos seresteiros possui repertório próprio – o grupo faz prevalecer em suas apresentações o melhor do samba-canção, canção, valsa, bolero, samba, cadenciado, além de alguns solos de choro.
Outro show que os sorocabanos poderão conferir será da Banda qAp, que se apresenta, às 16h, no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Com um ano de existência, o grupo apresenta, com estilo descontraído, flashbacks de canções que marcaram a década de 1980, com músicas de Cyndi Lauper, Madonna, Michael Jackson, Journey e Van Halen.