Confira os bairros que recebem arrastões e nebulizações contra a dengue nesta semana
Mesmo com o município já ter deixado o estado de epidemia por dengue, a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Divisão de Zoonoses da Área de Vigilância em Saúde, continua com as ações de combate à doença por meio de arrastões e nebulizações na cidade.
Os arrastões, com a remoção de criadouros do mosquito transmissor da doença – o Aedes aegypti – e orientações à população, esta semana acontecem no Jardim Bonsucesso, Parque Vitória Régia, bairro Sorocaba Parque e Jardim Santa Catarina, todos eles na Zona Norte. A ação ocorre de segunda a sábado, das 8h30 e 16h. “A ação no Parque Vitória Régia deve ser concluída durante a semana e vamos definir se algum outro bairro também será atendido”, destaca o biólogo da Divisão de Zoonoses, João Ricardo Pereira Ensser.
Nos quatro primeiros meses deste ano, até meados de maio, os arrastões da Zoonoses retiraram de dentro dos imóveis um total de 466,5 toneladas de materiais inservíveis, possíveis criadouros de larvas do mosquito transmissor da doença.
Nebulizações
A nebulização costal, aquela na qual os agentes passam de casa em casa para aplicar veneno com equipamentos portáteis, será realizada até sábado (30) no Jardim São Paulo, Vila Jardini, Jardim Bermejo, Jardim Simus, Jardim Colorau, Vila Hortência e Vila Barão. O biólogo explica que a novidade esta semana fica por conta da ação na Vila Barão, que até então não recebeu esse serviço.
Quanto à nebulização pesada, com os aparelhos acoplados em caminhonetes, ela está programada para acontecer na Vila Hortência, Éden, Vila Helena e Parque São Bento, caso as condições climáticas permitam. Nas duas últimas semanas o serviço foi comprometido devido aos ventos e ao frio. “Vamos priorizar as áreas que estavam agendadas inicialmente, onde o serviço já tinha sido iniciado. A Exceção é o Parque São Bento, que é uma área bem extensa e iniciamos agora, com duas equipes no local”, aponta João Ricardo.
Tanto nos arrastões quanto nas nebulizações costais é possível ainda alteração nos horários de atendimento, pois há a possibilidade dos agentes terminarem o trabalho antes ou depois do previsto. Enquanto os arrastões servem para eliminar e evitar o surgimento de larvas do mosquito transmissor, as nebulizações têm o objetivo de matar propriamente o Aedes.
Cronograma das ações da Zoonoses:
ARRASTÕES (25 a 30 de maio)
– Jardim Bonsucesso, Parque Vitória Régia, bairro Sorocaba Parque e Jardim Santa Catarina.
NEBULIZAÇÃO COSTAL – DE CASA EM CASA (25 a 30 de maio)
– Jardim São Paulo, Vila Jardini, Jardim Bermejo, Jardim Simus, Jardim Colorau, Vila Hortência e Vila Barão.
NEBULIZAÇÃO PESADA (25 a 29 de maio / sujeito às condições climáticas favoráveis)
– Vila Hortência, Éden, Vila Helena e Parque São Bento
Tags:Arrastão, Arrastão, Dengue, Dengue, Dengue, Saúde, Saúde, Zoonoses, Zoonoses
