Caso condições climáticas não sejam favoráveis, serviços podem ser adiados
A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Divisão de Zoonoses da Área de Vigilância em Saúde, dá sequência nesta semana às ações de combate à dengue por meio de arrastões e nebulizações na cidade. A primeira ação ocorre entre 8h30 e 16h e esta última, das 19h às 22h.
Os arrastões, com a remoção de criadouros do mosquito transmissor da doença – o Aedes aegypti – e orientações à população ocorrerão até sábado (dia 16) na Zona Norte de Sorocaba envolvendo bairros como Parque Vitória Régia, Jardim J. S. Carvalho e bairro Casa Branca, informa Thais Buti, médica veterinária da Divisão de Zoonoses.
A chamada nebulização pesada, com os aparelhos acoplados em caminhonetes, acontece até sexta-feira (15) em áreas da Vila Hortência, Éden e Vila Helena. A orientação aos moradores é para que deixem portas e janelas abertas para que o produto adentre às casas e faça o efeito necessário. Recém-nascidos, alérgicos e acamados, se não puderem sair de suas residências, devem permanecer em cômodos fechados durante e após 40 minutos da aplicação do inseticida.
A nebulização costal, aquela na qual os agentes passam de casa em casa para aplicar veneno com equipamentos portáteis, será realizada até sábado (16) no Jardim Magnólia, Jardim Califórnia, Jardim Marcelo Augusto, Jardim Betânia, Cidade Jardim, Vila Haro, Vila Carvalho e Vila Gabriel.
A Divisão de Zoonoses informa que as ações só serão realizadas se as condições climáticas forem favoráveis. Também é possível acontecer alterações nos horários, pois há a possibilidade dos agentes terminarem o trabalho antes ou depois do previsto.
Focos das ações
A diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos explica que os arrastões continuam focados na Zona Norte, para concluir o serviço iniciado, uma vez que é a segunda região da cidade com maior constatação de casos de dengue, ao todo, 16.253 ocorrências até o último dia 29 de abril. Em primeiro está a Zona Oeste, com 21.345, seguida pela Sudeste (Leste e Centro Sul), com 11.026.
Porém, ela aponta que uma tendência de redirecionamento do atendimento para as áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região Sudeste, que tem cinco regiões entre as dez com maior crescimento de casos de dengue nos últimos quinze dias: Vila Haro, Éden, Vila Hortência, Vila Helena e Brigadeiro Tobias. Destas, apenas esta última não terá ações específicas de prevenção esta semana e está será atendida posteriormente.
Segundo Daniela, a Zoonoses precisa completar as ações de controle numa determinada área, antes de atuar em outra. “Primeiro é preciso fazer o arrastão, depois a nebulização. São Ações complementares. A primeira serve para eliminar as larvas dos Aedes e orientar a população, enquanto a segunda para matar o mosquito”. Daniela chama atenção, ainda, para a importância da hidratação e pela procura por atendimento médico em caso de constatação de sintomas da dengue.
Cronograma das ações da Zoonoses
* ARRASTÕES (Programação para o período de 11 a 16 de maio)
– Parque Vitória Régia, Jardim J. S. Carvalho e bairro Casa Branca.
* NEBULIZAÇÃO PESADA (Programação para o período de 11 a 15 de maio)
– Vila Hortência (duas caminhonetes), Éden (duas caminhonetes) e Vila Helena.
* NEBULIZAÇÃO COSTAL – DE CASA EM CASA (Programação para o período de 11 a 16 de maio)
– Jardim Magnólia, Jardim Califórnia, Jardim Marcelo Augusto, Jardim Betânia, Cidade Jardim, Vila Haro, Vila Carvalho e Vila Gabriel.