Conferência Lúdica reúne mais de 200 crianças e adolescentes
8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece nesta quarta-feira (29)
Mais de duzentas crianças e adolescentes, entre alunos de escolas municipais e estaduais e participantes de programas sociais participaram, nesta terça-feira (28), da 1ª Conferência Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente, na Faculdade Anhanguera. Nesta quarta-feira (29), o assunto volta a ser debatido, desta vez, por representantes do Poder Público, entidades, universidades e sociedade civil, durante a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, das 9h às 16h, no mesmo local.
Os dois encontros são organizados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Para o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, a Conferência Lúdica reflete as mudanças tecnológicas, culturais e de comportamento vivenciadas nos últimos anos, favorecendo a participação dos usuários na elaboração das políticas públicas. “As formas de comunicação e informação mudaram bastante, o que incentiva uma participação social mais intensa e de alcance mundial. Vocês conquistaram este direito a ser ouvidos”, destaca.
A programação da Conferência Lúdica trouxe atividades de integração e cultural e debates, com os participantes divididos em grupos conforme os cinco eixos temáticos do Plano Decenal do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda): Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social da Efetivação dos Direitos; e Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Conferência Municipal
Nesta quarta-feira (29), das 9h às 16h, as discussões da 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente também terão por base os eixos do Plano Decenal da Conanda. O encontro também vai definir propostas para as etapas regional, estadual e nacional, bem como eleger delegados que participarão de cada uma delas. “A ideia é que todas as sugestões sejam debatidas dentro dos grupos para que cada um deles chegue a um consenso e extraiam as propostas finais que serão aclamadas pelo plenário geral”, explica a integrante da comissão organizadora, Leila Chinelatto.
A Conferência é aberta a todos os interessados, mas quem não se inscreveu previamente participará apenas na condição de ouvinte. A Faculdade Anhanguera se localiza na Avenida Armando Pannunzio, 1.478, Jardim Vera Cruz.
Também estiveram presentes na Conferência Lúdica a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Maria Inês Moron Pannunzio; o secretário da Educação, José Simões; a presidente do CMDCA, Ana Lúcia Gardenal Beranger; e a coordenadora do Comitê Municipal pela Primeira Infância, Maria Helena de Almeida Oliveira.
