Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/conferencia-abre-debate-sobre-direitos-das-criancas-e-adolescentes/
Acessado em: 30/11/2025 - 03h33

Conferência abre debate sobre direitos das crianças e adolescentes

Por: Bruna Bernardini (programa de estágio), Gabriel Lara (Programa de Estágio), Neide Barbosa - Supervisão

Foto: Fernando Abreu

Educadores, assistentes sociais e professores participaram nesta quarta-feira (28) no Instituto Humberto de Campos do primeiro dia de debate da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, encontro bianual que este ano discute como tema principal “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. A conferência continua nesta quinta-feira (29), com a participação de crianças e adolescentes que serão ouvidas durante a conferência.

Durante a abertura oficial dos trabalhos, os participantes assistiram palestras da juíza da Vara da Infância e Juventude de Sorocaba, Erna Tecla Maria Harkvoort, e da promotora da Infância e Juventude, Cristina Palma.

Em seguida, foram divididos em grupos para debater os cinco eixos temáticos do Plano Decenal dos Direitos da Criança e Adolescente do Conanda (Conselho Nacional). São eles: I Garantias dos Direitos e Políticas Integradas e de Inclusão Social; II Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; III Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; IV Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e V Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

As propostas aqui discutidas sobre os temas são resumidas e selecionadas para que possam ser encaminhadas para o Conselho Regional, passando pelo estadual, até chegar ao nacional, onde elas são transformadas em políticas públicas”, diz Ana Lucia Gardenal Beranger, presidente do CMDCA.

Segundo Cíntia de Almeida, Secretária de Igualdade e Assistência Social, “este é um momento em que todas as organizações, os conselheiros de assistência social convergem a uma única fala. Serão estabelecidas uma série de novas políticas para o próximo biênio com o intuito de alinhar a conduta dos serviços de assistência aos problemas sociais refletidos sobre as crianças, como o trabalho infantil, a ausência de alunos nas escolas, abandono de menores, entre outros”, disse.

Amanhã, a conferência terá a participação de crianças e adolescentes de escolas convidadas para que possam participar das discussões, ouvindo e opinando.

A Conferência Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes é aberto ao público tem continuidade em seu segundo dia no mesmo local, Instituto Humberto de Campos R. Rosa Maria de Oliveira, 333 – Jardim Zulmira.