Vencedores estão definidos e serão anunciados no dia 12 de agosto
O Concurso de Ideias “Sorocaba Colaborativa” chegou à reta final. Lançado em março, o evento mobilizou 987 pessoas que enviaram 149 propostas ou opinaram sobre as sugestões apresentadas no site www.sorocabacolaborativa.org.br[1] Os internautas puderam apresentar suas ideias sobre como tornar Sorocaba uma cidade melhor para se viver, assim como das sugestões e votar nas poropostas de outros participantes durante quatro meses. Os vencedores estão definidos e somente serão anunciados durante a solenidade de encerramento com a presença do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Rua Santa Cruz, 116), a partir das 19h30 do dia 12 de agosto.
O ‘Sorocaba Colaborativa’ envolve, sobretudo, alunos do Ensino Médio da Rede Municipal e é uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e o Instituto Cidade Democrática, com apoio das entidades Brazil Foundation, Omidyar Network, e do programa de Cidadania Corporativa da IBM Brasil. É um primeiro passo para implantação do projeto ‘Cidade para o Futuro’, que envolverá alunos da Rede Municipal, além de uma oportunidade do jovem não só cobrar o Poder Público, mas se tornar participante do processo.
Serão premiadas as doze melhores ideias nas seguintes categorias: 02 elaboradas por alunos das Escolas Municipais; 02 por jovens de 15 a 29 anos; 04 por cidadãos em geral; 02 por ONGs, entidades e movimentos sociais; e 02 voltadas à área da Educação.
A relevância das propostas foi calculada a partir do número de pessoas apoiando, debatendo e preocupadas em tirá-las do papel. Os vencedores apresentarão suas ideias pessoalmente para a Prefeitura de Sorocaba. Suas ideias ainda ganharão visibilidade nas redes sociais, serão registradas e entregues ao Governo Municipal e ainda disponibilizadas para os vereadores e deputados que representam a cidade.
Cidade melhor
Segundo o secretário da Educação, Flaviano Agostinho de Lima, o Concurso ‘Sorocaba Colaborativa’ foi importante para a cidade, pois possibilitou aos munícipes, equipes gestoras, professores e, especialmente, os estudantes, desenvolverem ideias para transformar Sorocaba em uma cidade melhor para se viver. “Esperamos que a partir das ideias apresentadas o Poder Público, as empresas privadas e a sociedade civil organizada possam discutir a viabilidade de implantar e/ou implementar as propostas vencedoras do concurso”.
Ele considera que os resultados alcançados foram muito positivos. Por meio de oficinas destinadas à comunidade, equipe gestora, professores e estudantes, foi possível comunicar e capacitar os envolvidos acerca dos objetivos e funcionamento do concurso, como por exemplo: etapas do concurso (Inspiração, Propostas, Aplauso, União e Anúncio), utilização da plataforma do concurso para envio das ideias e possibilidades de atuação na escola.
O “Sorocaba Colaborativa” surgiu a partir da metodologia do AgitAção, programa da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) que busca conscientizar as crianças e adolescentes assistidos pela Pastoral do Menor a debater sobre os problemas da comunidade. “Dar continuidade às ações do projeto Sorocaba Colaborativa é importante porque seria possível ampliarmos as ações do concurso no sentido de recebermos mais propostas e realizar um acompanhamento da implantação e/ou implementação das ideias apresentadas no concurso anterior”, finaliza Flaviano.