Concurso de redação sobre fluoretação da água

 Alunos da rede municipal de ensino que participaram do concurso de redação “Os benefícios do Flúor para a saúde bucal” receberam certificados na noite da última quarta-feira (27) no auditório da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec). O evento faz parte das atividades em comemoração aos 40 anos do uso de Flúor em Águas de Abastecimento na cidade de Sorocaba e houve premiação para as três melhores redações.

A ação foi promovida pela Secretária da Educação (Sedu), por meio do Programa Escola Saudável, e pela Secretaria da Saúde (SES). O concurso envolveu neste concurso as cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, contando com a participação de mais de 400 alunos.

O secretário da Educação, José Simões, disse que esse é o papel da Sedu. “Os alunos dialogaram com a história. Não foi só um texto”, afirma Simões.

Já o secretário da Saúde, Armando Raggio, destacou a importância da fluoretação da água. “Nossas crianças vão ter uma dentição permanente ótima. Hoje as crianças chegam aos 12 anos com menos cáries que antigamente”, afirma Raggio.

O diretor do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Adhemar Spinelli, colocou que a cidade foi um dos primeiros municípios a colocar flúor no abastecimento de água. “Foi com o então prefeito Armando Pannunzio, com o seu pioneirismo, que conseguimos o resultado que atingimos hoje”.

A APCD (Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas) faz um trabalho de medição do flúor na água. “A cada seis meses verificamos o nível do flúor em 14 pontos de Sorocaba. Só pelo fato de beber essa água existe uma redução de cáries de 60% a 70%”, afirma o presidente da APCD, Carlos Alberto Muzilli.

O pioneiro

O evento teve a participação do cirurgião dentista, José Carlos Denari Consul, que foi o responsável pela fluoretação da água em Sorocaba. “Em 1968 o então prefeito Armando Pannunzio me chamou para participar do Plano Diretor da cidade”, diz José Carlos.

Ele contou uma história curiosa sobre a colocação do flúor na água. “Nós começamos a aplicar o flúor extraoficialmente em 1971. Mas a oficialização ocorreu em 1973”, lembra José Carlos.

O cirurgião dentista falou que quando a população ficou sabendo houve vários comentários. “Alguns disseram que a água estava com gosto horrível. Outros até falavam que tinham sintomas de dor de barriga. Mas o flúor já estava presente desde 1971.”

Por lei federal, a fluoretação começou a ser obrigatória em 1975.

 

Alunos certificados e premiados
Aluno Escola
Murilo Marinho Mascarenhas – 1º lugar Getúlio Vargas
Caroline Yasukawa Sato
Roberta Cruz
Ágatha Christie Oliveira Santos
Milena Andreza Stevaux Carnaval
Isabelle Henrique Castro – 3º lugar Matheus Maylasky
Milena Mattos de Oliveira
Aline Vitória Carvalho de Matos
Ramon Hage Matucci
Vitória Stancker de Melo
Rafaela Ayres de Campos Nardini Leonor Pinto Thomaz
Sally Shiquan Zhu
Isabele Rodriguez de Jesus Machado
Lauren Torres de Lima – 2º lugar Flávio de Souza Nogueira
Natalie Cristina Garcia dos Reis
Jéssica Aguiar Ferreira Ataide
Matheus Henrique Mariano
Camile Hanna Cabello de Almeida

 

 

Tags:,