Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/comunidade-vai-participar-da-visita-noturna-no-zoo/
Acessado em: 30/11/2025 - 07h54

Comunidade vai participar da Visita Noturna no Zoo

 

Além de conhecer alguns animais de hábito noturno, atividade dará oportunidade de visita ao Museu Histórico Sorocabano

Nesta quinta-feira (29), das 19h às 22h, 30 pessoas vão participar gratuitamente da Visita Noturna no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. O roteiro também inclui uma visita especial ao Museu Histórico Sorocabano (MHS), localizado na área interna do parque. Todas as vagas já foram preenchidas.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a atividade faz parte da programação especial de férias do Zoo. Essa é uma maneira alegre e divertida de aproximar crianças, jovens e adultos do meio ambiente, apresentando alguns animais de hábitos noturnos do Zoológico e destacando a importância da conservação dessas espécies.

Acompanhados por técnicos do Zoo, os participantes poderão aprender aspectos da biologia de alguns animais que são especialmente adaptados para a vida de hábito noturno, assim como as principais ameaças para a conservação destas espécies.

Ao caminhar à noite pelo parque, as pessoas serão envolvidas em um clima de mistério e aventura no qual é possível observar os hábitos de alguns animais, difíceis de serem visualizados em outro horário.

 

Uma noite no museu

Já no Museu Histórico, a equipe da Secretaria da Cultura (Secult) vai apresentar aos participantes os espaços do museu e proporcionar uma viagem no tempo e na vida da cidade de Sorocaba.

No local, por exemplo, eles vão receber informações sobre a arquitetura do imóvel construído em 1780, numa legítima arquitetura colonial, com paredes externas em taipa de pilão e internas de taipa de mão. 

Durante a atividade, as pessoas também vão conhecer quem foram os ilustres moradores do casarão. O último foi Joaquim Eugênio Monteiro de Barros – conhecido como Quinzinho de Barros.

Além disso, os munícipes terão a oportunidade de conhecer o acervo do MHS, que conta toda a história do surgimento do município, seus moradores e personalidades, muitos com participação ativa na formação e desenvolvimento não só da cidade como do país.

O público pode conferir o acervo nos seguintes ambientes: Arqueologia e Pré-História; Cestaria Indígena; Acervo da Fábrica de Ferro de Ipanema, História da Bandeira (História da Fundação de Sorocaba); História da Família Joaquim Eugenio Monteiro de Barros e a Passagem Secreta; Sala da Marquesa (Louça e Móveis da Época).

Também na visita monitorada, eles terão a oportunidade de conhecer a exposição temporária “A Arte Popular no Museu Histórico Sorocabano”, que está ocupando três salas do museu e enfatiza o saber empírico dos artistas populares de diversas regiões do Estado de São Paulo, principalmente de Sorocaba. No local pode ser visto utilitários, como vasos, jarras, moringas e até esculturas.

O Zoológico “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações pelo telefone 3227.5454.