Comunidade do Manchester plantará 600 árvores nativas

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Nesta terça-feira (dia 19), a partir das 9h30, o Parque Manchester ganhará 600 árvores de espécies nativas com a participação de quase mil pessoas da comunidade, entre alunos de escolas estaduais, crianças da Pastoral do Menor e até a terceira idade do grupo de caminhada da UBS Sorocaba 1. A área pública está localizada entre as ruas José da Silva e Rua Orsini Diniz Camargo, ao lado da E.E. “Prof. Rafael Orsi Filho”.

Coordenado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a ação ambiental integra o Projeto “Arboriza Sorocaba” que atende a uma segunda etapa do Plano Municipal de Arborização Urbana, visando o plantio de 1 milhão de árvores até 2018, de forma contínua, com qualidade e com a participação ativa da sociedade sorocabana.

De 2009 até o momento, o Governo Municipal plantou 575.798 exemplares arbóreos em áreas públicas e já doou 132.200 mudas para o plantio em quintais ou calçadas, totalizando mais de 700 mil árvores plantadas.

A iniciativa inovadora utiliza ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) para a mobilização da população e a gestão dos plantios, como um portal (http://arboriza.sorocaba.sp.gov.br) e um aplicativo para smartphone, desenvolvidos pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens).

O Plano Municipal de Arborização Urbana foi criado em 2009 e tem como uma de suas metas atingir o índice de 20% de área urbana coberta por projeção de copa até 2020, com o plantio de 1.098.627 árvores na cidade.

Participação da comunidade

O plantio ocorrerá durante todo o dia e contará com a participação de 540 alunos da E.E. “Prof. Rafael Orsi Filho”, 320 da E.E. “Prof. Antonio Vieira Campos”, 100 crianças e adolescentes da Pastoral do Menor e 20 idosos do grupo de Caminhada da UBS Sorocaba 1.

Cada grupo chegará num horário determinado e receberá as orientações da equipe da Secretaria do Meio Ambiente para o plantio das árvores. Pela manhã, a ação ocorrerá das 9h30 às 11h30, e envolverá 500 pessoas da comunidade. Já à tarde, ocorrerá entre 13h30 e 16h, e contará com a participação de 480 munícipes.

Preparativos

Para a ação, a Secretaria do Meio Ambiente está providenciando toda a estrutura necessária, como a limpeza da área, preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, e utilização de tutores e insumos.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, foram escolhidas espécies adaptadas para recuperação de área verde, como coração-de-negro sangra d’água, sibipiruna, pau-formiga, aroeira-salsa, aroeira-pimenteira, açoita-cavalo, agulheiro, angico, capixingui, cedro, canelinha, copaíba, embaúba, gabiroba, ipês, ingá e tamboril.

Todos os 600 exemplares utilizados no plantio foram produzidos pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Projeto “Recomeçar – Plantando a Liberdade”. Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente, o objetivo é aliar melhorias às condições ambientais e climáticas da cidade, contribuindo com o Plano Municipal de Arborização Urbana e com o Plano Municipal da Mata Atlântica, com a oportunidade de promover a inclusão social dos detentos do regime semiaberto.

A iniciativa municipal ocorre no Parque Natural “Chico Mendes”, no Projeto SOS Eco e nas duas penitenciárias de Sorocaba: “Danilo Pinheiro” (P1), no Mineirão, e “Antônio Souza Netto” (P2), em Aparecidinha, e tem parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (Serp).

Tags:,