O Centro Comunitário do bairro ‘Iporanga 2’ recebeu na manhã desta segunda-feira (dia 9) a Exposição de Aves do Parque da Biquinha. Os moradores – entre crianças, jovens e adultos – que foram ao local tiveram a oportunidade de aprender mais sobre características e curiosidades de algumas espécies desses animais.
Oferecida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Desenvolvimento Social (Sedes), a atividade de Educação Ambiental foi gratuita e teve como intuito sensibilizar a população para questões socioambientais, bem como promover o diálogo e o protagonismo socioambiental da comunidade.
Para Cristiane Crispim, da área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, esta é uma grande oportunidade de levar a exposição para moradores de várias regiões de Sorocaba. “Muitas pessoas não têm acesso ao Parque da Biquinha e esta ação educativa permite a elas conhecer um pouco mais sobre a biodiversidade e até estimular que elas visitem o nosso parque”, enfatizou.
Na mostra, os participantes puderam conhecer a diversidade de aves brasileiras e exóticas, a importância das aves urbanas, diferenciar bicos, patas, penas relacionadas ao habitat e à alimentação, além de conhecer sobre os riscos de extinção das espécies quando o ser humano interfere no meio ambiente.
Inicialmente, as pessoas participaram de um rápido bate-papo sobre o tema com a equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente. Em seguida, puderam ter contato com animais e peças taxidermizadas (empalhadas), como penas, patas, bicos e ovos de diferentes espécies, como avestruz, ema, emu, pavão, gavião-carijó, arara-vermelha, garça, galinha da angola, ente outras. Uma das estratégicas lúdicas utilizadas foi a caixa tátil, na qual – às cegas – a pessoa colocava as mãos e tentava descobrir qual era o objeto.
Quem participou e adorou conferir a exposição foi Maria Eduarda Santos, de 11 anos, estudante do 5º ano da E.E. “Prof. Flávio Gagliardi”, no Jardim Saira. Ela frequenta o Centro Comunitário do Iporanga 2 todas as segundas-feiras, das 8h às 11h, onde participa gratuitamente da aula de fuxico.
“Achei muito interessante, principalmente conhecer as patas, as penas e os ovos de algumas aves. Uma curiosidade que aprendi é que o ovo do emu é negro, porque o animal vive em rochas e com esta cor ele camufla seus ovos e protege seus filhotes”, conta a garota. A espécie é a maior ave nativa da Austrália e a segunda maior do mundo, atrás apenas do avestruz. Maria Eduarda foi uma das participantes que colocou suas mãos na caixa tátil para adivinhar o objeto. “Só acertei o bico do tucano, o pé da garça não, achei que era de outro animal”, contou.
Além da Exposição de Aves, a Prefeitura de Sorocaba também levará neste mês de novembro a Exposição Fauna Urbana de Sorocaba às unidades do Território Jovem. Segue abaixo a programação de cada unidade:
Dia 13/11
Território Jovem Cajuru
Exposição de Aves
Horário: 15h
Endereço: Rua Pedro Natividade da Silva, 209
Território Jovem João Romão
Exposição Fauna Urbana de Sorocaba
Horário: 13h30
Endereço: Rua Adelino Scarpa, 60
Dia 16/11
Território Jovem Habiteto
Exposição Fauna Urbana de Sorocaba
Horário: 14h
Endereço: Avenida itavuvu, 7.435
Dia 17/11
Território Jovem Aparecidinha
Exposição de Aves
Horário: 17h
Endereço: Rua do Terço, 100
Dia 19/11
Território Jovem Jardim Ipiranga
Exposição Fauna Urbana de Sorocaba
Horário: 13h30
Endereço: Avenida Elias Maluf, 1.080
Dia 24/11
Território Jovem Nova Esperança
Exposição de Aves
Horário: 13h30
Endereço: Rua Monsenhor Benedito Mário Calazans, 15
Dia 26/11
Território Jovem Maria Eugênia
Exposição Fauna Urbana de Sorocaba
Horário: 14h
Endereço: Rua Sotero José do Bonfim, 171