Comunidade da região de Aparecidinha planta 80 árvores
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
O campo de futebol da Vila Amato ganhou na manhã desta sexta-feira (dia 9) 80 mudas de quaresmeira, ipê-roxo, ipê-amarelo, angico-vermelho, aroeira-salsa, entre outras espécies nativas. O plantio foi realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com a participação de mais de 50 pessoas, entre crianças, adultos e idosos, do Coletivo Ambiental de Aparecidinha.
O plantio está vinculado às ações socioambientais para articulação e mobilização social de atores e instituições no entorno de parques e praças da cidade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e fomentar a utilização do espaço público para lazer e contemplação da natureza.
A arborização urbana contribui com o microclima da região, propiciando um melhor conforto térmico para os dias de muito calor, maior umidade relativa do ar, proteção dos corpos d’água, sem contar com o incremento de biodiversidade de insetos e pássaros que a arborização pode trazer.
Durante a ação de plantio, a equipe de Educação Ambiental da Sema abordou a importância da arborização na área urbana como ferramenta de sensibilização da população. Além disso, toda a infraestrutura necessária para o plantio, como a limpeza da área, preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, tutores e insumos, como adubo e gel que ajuda a reter água no local, foi realizada pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente.
A agente de saúde Eliane Diassis, que trabalha na UBS Aparecidinha e faz parte do Coletivo Ambiental, participou da ação ambiental na manhã desta sexta-feira. “Acho muito importante esta participação da comunidade nas ações do Coletivo Ambiental e plantar é muito importante. Precisamos de árvores no bairro”, comentou.
Moradora do Jardim Josane e há 13 anos atuando na UBS Aparecidinha, Eliane elogia as conquistas do bairro com a atuação do Coletivo Ambiental. “Conseguimos muito com o trabalho do coletivo, como limpeza de ruas e terrenos, iluminação pública, plantios. Este trabalho é muito importante, damos exemplo para toda a comunidade. A Secretaria do Meio Ambiente veio para somar em nosso bairro”, agradeceu a munícipe.
Justina Maria de Jesus também participou da ação ambiental e plantou a sua primeira árvore aos 74 anos de idade. “É muito importante ter mais árvores em nossa cidade. Elas são uma bênção de Deus”, declarou. Ela é uma das integrantes do Projeto Caminhada da UBS Aparecidinha, que também participa do Coletivo Ambiental.
O plantio também contou com a participação de 14 meninos do Centro de Formação de Atletas (CFA) Casa Verde, que fazem parte do coletivo. Edgar Sergio Longo, coordenador do CFA, considera muito importante a participação dos garotos e a valorização do espaço do bairro. “É fundamental orientá-los para o futuro e a arborização é um aspecto muito importante”, argumentou.
Cauã Gomes Machado, 9 anos, plantou uma quaresmeira ao lado de seu amigo Danilo Izidio, também de 9 anos. Os dois já haviam plantado árvores na escola onde estudam e sabem da importância da arborização urbana. “Ela nos dá ar puro e sombra”, comentou Cauã. “Na minha casa tem pé de acerola. Minha avó faz todo dia suco com a fruta pra mim. Eu adoro”, finalizou.
O Coletivo Ambiental de Aparecidinha é composto por lideranças e educadores ambientais do bairro, como a UBS de Aparecidinha, escolas municipais e estaduais, Pastoral do Menor, Território Jovem, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), CFA Casa Verde, entre outras.
O Coletivo Ambiental de Aparecidinha atua desde setembro de 2013 no campo da educação ambiental, educação popular, ambientalismo e mobilização social no bairro. O projeto se destaca dentre os coletivos ambientais em todo o Brasil por ser formado pela iniciativa do Poder Público, subsidiado pela Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (Cisea), que é constituída pelas secretarias do governo municipal e coordenada pela Sema.
Tags:Meio Ambiente, Plantio
