Comunicação pública foi tema de palestra
Por: Secom Sorocaba
A palestrante e doutora em Comunicação pela Universidade Estadual de São Paulo (USP), Mariângela Haswani, esteve na manhã desta quarta-feira (13), na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, para debater sobre um tema importante: a Comunicação Pública.
Direcionada aos jornalistas que trabalham ou trabalharam com comunicação governamental, profissionais de outros setores do Poder Executivo e também jornalistas que atuam em veículos de comunicação, o debate foi uma oportunidade de destacar a importância deste trabalho, como garantia de direito do cidadão.
“Se eu contraio dengue, o Estado sabe o que eu tenho, sabe como eu peguei e sabe como eu devo me tratar. Ele tem obrigação de informar sobre isso, tem obrigação de criar notícias sobre esta situação. Eu tenho direito a saúde pela constituição e se você não me avisa, você está tirando este meu direito”, destaca a palestrante.
Mariângela citou o órgão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por exemplo, que consegue fazer um ótimo trabalho diante das ações realizadas por eles. “A informação sobre qualquer ação chega, todo mundo ou a maioria fica sabendo, é bem disseminada. Isso é comunicação pública correta”, contou ela.
Em um bate-papo extrovertido, Mariângela interagiu com a plateia, deixando bem claro que independente do partido político, a comunicação pode e deve ser feita dentro de todos os setores de um governo. Além disso, é uma ótima forma de evitar problemas sérios de gestão, como o de serviços mal utilizados ou não utilizados, e de tratamentos corretos de alguma doença.
A palestra durou cerca de uma hora e contou também com a apresentação da monografia de um dos alunos de Mariângela no curso de Comunicação de Pública de pós-graduação da USP, responsável por toda a comunicação da Fundação Casa – do Governo Estadual, que falou sobre a experiência no dia a dia do trabalho. Os resultados foram mostrados por meio de gráficos e demonstraram como uma “boa comunicação” pode ser eficaz para a imagem do órgão, para eficácia de determinadas ações e também para conhecimento da população.
O evento gratuito teve caráter social, com a entrada de um litro de leite, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) para a distribuição às entidades cadastradas.
Tags:Biblioteca Municipal
