Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/companhia-brasileira-de-ballet-vai-encerrar-o-dancacao/
Acessado em: 14/01/2026 - 19h04

Companhia Brasileira de Ballet vai encerrar o DançAção

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

No domingo, último dia de eventos, haverá a apresentação especial de Jaime Arouxa, Mahaila El Helwa e Deborah Nefussi

O 1º Festival de Dança de Sorocaba – DançAção promete agitar o meio artístico da cidade a partir da noite desta quinta-feira (dia 17). Uma das grandes atrações será a Companhia Brasileira de Ballet – uma das grandes companhias de dança do Brasil -, que apresentará no domingo (dia 20), às 18h, o espetáculo “Noite de Walpugis” no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), no Alto da Boa Vista, encerrando com chave de ouro a programação. No mesmo dia o público também poderá conferir a apresentação dos artistas Jaime Arouxa (dança de salão), Mahaila El Helwa (dança árabe) e Deborah Nefussi (dança flamenca), além das coreografias que concorrem na Mostra Competitiva.

Realizado pela Associação Sorocabana Pró-Dança (ASPD), entidade civil e sem fins lucrativos, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), o DançAção visa promover a dança na cidade, contribuir para a difusão cultural, educar e sensibilizar a sociedade, além de ser um polo de incentivo e de valorização dessa arte, de aperfeiçoamento de bailarinos, professores, coreógrafos, pesquisadores, arte-educadores, acadêmicos, produtores de arte e daqueles que estejam dispostos a trocar experiências e conhecimento.

Com direção, remontagem e adaptação de Jorge Texeira, “Noite de Walpurgis” é uma das cenas mais marcantes de “Fausto”, ópera de Charles Gounod. O espetáculo tem música de Gounod e coreografia original de Lavrovski.

O enredo da cena da ópera é celebrada no Monte Broken, reino de Mefistófeles (Pan), quando ele procura desviar os pensamentos de Fausto e Marguerite, convidando-os a desfrutar de todos os benefícios da vida terrena. Fausto vende a alma a Pan (diabo) em troca da imortalidade. Pan começa a mostrar a Fausto os prazeres desta vida. Com esse intuito leva-o ao Monte Broken onde se celebra um culto à sensualidade e ao erotismo. E tem lugar uma orgia, onde faunos e bacantes dançam sensualmente. Ameniza o ambiente a presença das Três Graças, que simbolizam o amor espiritual, casto. O final acaba numa dança vertiginosa.

Sobre a Companhia Brasileira de Ballet

A Companhia Brasileira de Ballet foi fundada em 1967 no Rio de Janeiro (RJ) e hoje tem sede na cidade de Ourinhos (SP). Seu objetivo é estimular a arte da dança e descoberta de novos valores artísticos. O grupo se destaca no cenário das grandes companhias de dança do país, que a levou a realizar apresentações ao lado de companhias como o Kirov, Ballet Nacional de Cuba, Visky e Cuban Classical Ballet de Miami.

Sob a direção de Jorge Texeira, desde a sua reestreia em 2001, contabilizou seis grandes produções de balé clássico de repertório e diversas outras montagens.

A companhia brilhou, inclusive, em palcos internacionais, quando se apresentou na Argentina, México, Estados Unidos, Suíça, China e Mônaco. Em 2012, representou o Brasil no “Karmiel Dance Festival” em Israel, seguindo em turnê por sete cidades daquele país, e ainda na Colômbia, onde apresentou sua versão completa do balé “O Quebra Nozes”, para um público de mais de 10 mil pessoas, em ambos alcançando grande sucesso de crítica e público.

Mostra Competitiva

No último dia do Festival DançAção, escolas e grupos de dança competirão a partir das 19h nas modalidades Danças Populares, Danças Sociais e Danças Urbanas. As Mostras Coreográficas contarão com avaliação de um corpo de jurados renomados e especializados em cada modalidade. O júri presente neste dia será composto por Tati Sanches, Frank Ejara, Mahaila El Helwa, Deborah Nefussi e Jaime Arouxa.

De acordo com a ASPD, serão concedidos prêmios especiais, em dinheiro, para Melhor bailarina, Melhor bailarino, Revelação, Melhor coreógrafo (a) e Melhor grupo de cada modalidade, entre todos os subgêneros e categorias.

Os ingressos estarão disponíveis a partir das 17h, na bilheteria do Teatro Municipal. Cada pessoa terá direito a um ingresso. Além disso, a Secretaria da Cultura disponibilizará um telão no lado externo do teatro municipal, para transmissão ao vivo do espetáculo.

Oficinas gratuitas e Mostra Não-Competitiva

No domingo, a população também poderá prestigiar a Mostra Não-Competitiva do DançAção, que vai acontecer, das 15h às 17h e das 19h às 21h, no Shopping Cidade e no Shopping Patio Cianê.

Outra opção para os sorocabanos é participar das oficinas gratuitas e abertas ao público. Neste terceiro dia de festival terá Dança Circular, das 10 às 11h e das 17h às 18h, no gramado do Paço Municipal; e aula de Zumba, das 16h às 17h, no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim.

O DançAção também trará cursos para bailarinos, professores e profissionais da área de sexta a domingo. Para os bailarinos, serão aulas de Balé Clássico Intermediário e Avançado, Jogos e Técnicas Teatrais, Dança Irlandesa Intermediário e Avançado, Danças Brasileiras, Flamenco, Danças Árabes, entre outras. Já os professores e profissionais da área têm a opção de se inscrever para cursos como Organização e Metodologia no Ensino Básico de Balé para Crianças e de Produção de Espetáculo (Repertório, Cenário e Iluminação).

PROGRAMAÇÃO MOSTRA COMPETITIVA – TMTV

Dia 17 (quinta-feira)

18h00 – Companhia convidada: Balé da Cidade de Santos

19h00 – Mostra Competitiva: Balé Clássico de Repertório, Balé Clássico Livre e Estilo Livre.

Dia 18 (sexta-feira)

18h00 – Companhia convidada: São Paulo Cia de Dança – SPCD

19h00 – Mostra Competitiva: Balé Clássico Livre, Balé Clássico de Repertório, Sapateado Americano e Dança Irlandesa.

Dia 19 (sábado)

18h00 – Companhia convidada: Faces Ocultas Cia de Dança

19h00 – Mostra Competitiva: Danças Urbanas, Contemporâneo, Estilo Livre e Jazz.

Dia 20 (domingo)

18h00 – Artistas convidados da noite: Cia. Brasileira de Ballet de Ourinhos / Jaime Arouxa (dança de salão) / Mahaila El Helwa (dança árabe) / Deborah Nefussi (dança flamenca)

19h00 – Mostra Competitiva: Danças Populares, Danças Sociais e Danças Urbanas.