Comitê pela primeira infância vai ouvir crianças para formulação de Plano Municipal do setor

 Com o objetivo de ouvir as demandas das crianças, a fim de que os pequenos apresentem suas necessidades e contribuam com a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, o Comitê Municipal pela Primeira Infância vai realizar no dia 24 de abril uma Oficina de Sensibilização com professores e outros interessados em materializar esta ação. A oficina será realizada, a partir das 9h, no Salão Verde da unidade seminário da Prefeitura.

A ‘escuta’ das crianças foi definida durante encontro realizado pelo Comitê, na semana passada, na Uniso, e que reuniu representantes de diversas organizações que atuam com crianças de 0 a 6 anos de idade na cidade, onde foram apresentados os dados e o diagnóstico de Sorocaba referente a esta faixa etária e recolhidas proposições para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância.

Na oportunidade, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Inês Moron Pannunzio, falou da importância do Poder Público estar comprometido com a primeira infância. “As experiências vividas por uma criança ao longo dos primeiros anos de vida tem impacto sobre toda a sua existência, o que justifica e torna necessário o investimento em recursos humanos e financeiros para garantir a atenção a essa faixa etária”. Ela acrescentou que é importante haver diálogo com a sociedade civil e um trabalho intersetorial e em rede.

Com base nos dados e diagnóstico do segmento – apresentados pelo presidente do Parque Tecnológico, Flaviano de Lima, e pela psicóloga da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Fernanda Abrami – os participantes se dividiram em grupos para discutir e propor possíveis ações e proposições no que se refere, especialmente, aos temas: Creche e Educação Infantil, Mortalidade Infantil, Saúde Mental, Violência contra Criança, Assistência Social às Famílias, O Direito de Brincar e Crianças com Deficiência, que foram os principais temas apontados pelo diagnóstico.

Marilene de Oliveira, da Coordenadoria da Criança e do Adolescente, avaliou como produtivo o encontro da Uniso. “Nosso objetivo é construir um Plano democrático que reúna metas exequíveis para os próximos dez anos e que englobe as principais carências do município no que se refere à primeira infância”. Marilene é também a coordenadora do Comitê Municipal pela Primeira Infância.

 

Tags:, , ,