Comitê inscreve membros para analisar propostas do PDUI para RMS
Por: Simone Sanches sisanches@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
Membros de entidades civis da região têm até a próxima segunda-feira (7) para se inscreverem com o objetivo de integrar os Grupos Técnicos de Trabalho, que compõem uma das etapas da elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Sorocaba (PDUI-RMS). Os trabalhos estão sendo desenvolvidos por um Comitê Executivo criado para a atribuição.
Os Grupos de Trabalho (GTs) têm como função analisar e sistematizar, na forma de relatório, as propostas recebidas no âmbito do PDUI-RMS. Se necessário, o GT apresentará suas recomendações e contribuições ao Comitê Executivo do PDUI-RMS.
É necessário que os integrantes possuam experiência e conhecimento nos temas que norteiam o Plano e disponibilidade para o deslocamento até os locais de reunião.
Os temas de interesse são: Desenvolvimento Urbano e Econômico; Meio Ambiente e Resíduos Sólidos, Mobilidade e Logística, Saúde, Segurança e Macrozoneamento Metropolitano.
As inscrições devem ser feitas no link: https://www.pdui.sp.gov.br/sorocaba/?page_id=1860
PDUI
O PDUI é instrumento de planejamento que estabelece diretrizes, projetos e ações que visam orientar o desenvolvimento urbano e regional, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população. A previsão é de que o trabalho do comitê seja concluído em janeiro de 2018. O Plano da Região Metropolitana de Sorocaba é exigência do Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015), que estabelece as diretrizes para orientar o desenvolvimento urbano e regional. Os municípios terão que adaptar os seus Planos Diretores a esse conjunto de diretrizes regionais.
O Comitê Executivo está assim composto: as titulares são a Apeoesp (Sindicato dos Professores), Associação Comercial de Sorocaba (Acso), OAB de Votorantim e Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Sorocaba, com os respectivos suplentes: Associação de Moradores do Jardim Piazza di Roma, Sindicato das Indústrias de Mineração de Areia do Estado de São Paulo, Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e Instituto Federal (IF) de Sorocaba. As entidades e representantes participarão de audiências públicas que ocorrerão nas 27 cidades da região. Os trabalhos do PDUI contam com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas.
