Comitê gestor da economia criativa define novas diretrizes de trabalho
Por: Sandra Fonseca
“Estamos plantando as primeiras sementes de umas das áreas mais rentáveis em termos de geração de renda, emprego e exportação” (Roberto Freitas, presidente do PTS)
Com foco em capacitação e inovação, mais uma vez o comitê gestor da economia criativa, se reuniu nesta sexta-feira, para discutir novas diretrizes de trabalho. O encontro foi no Barracão Cultural de Sorocaba, no Centro, local que futuramente, depois de passar por restauração, vai sediar cursos e oficinas nos segmentos da economia criativa.
Participaram do encontro o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Roberto Freitas, e demais membros do comitê gestor, formado por universidades, produtores culturais, Sebrae, secretarias da Prefeitura de Sorocaba e entidades interessadas no desenvolvimento da economia criativa na cidade.
Durante a reunião, o comitê gestor indicou a partição de novos membros a serem nomeados nas equipes que vão trabalhar nos projetos. “Nossa proposta é formar um grupo de trabalho potente, que crie propostas para desenvolver e fortalecer a economia criativa na cidade. Estamos plantando as primeiras sementes de umas das áreas mais rentáveis em termos de geração de renda, emprego e exportação”, diz o presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas.
Na reunião, Roberto também apresentou ao comitê gestor o primeiro eixo de trabalho, que é o de implantação dos projetos que vão desenvolver a economia criativa e apresentou o planejamento das atividades iniciais. Além disso, o comitê gestor definiu a necessidade de fazer um mapeamento de mercado da economia criativa em Sorocaba e discutiu diretrizes para a escola de economia criativa, no Parque Tecnológico, que vai oferecer cursos, workshops e palestras.
O primeiro programa para capacitar empreendedores da economia criativa em Sorocaba foi lançado no fim de fevereiro com a parceria do Sebrae. Nesta etapa, 120 empreendedores e profissionais liberais, das áreas de arquitetura, artesanato e tecnologia da informação foram inscritos em 702 horas de capacitação. O programa será subsidiado pela prefeitura de Sorocaba por meio do PTS e os cursos são gratuitos. “Estamos motivados em fortalecer esse movimento da economia criativa, que se tornou em uma poderosa força transformadora nos dias de hoje”, define Roberto Freitas.
Muito mais por Sorocaba!
Tags:economia criativa; parque tecnológico de sorocaba; comitê gestor; reunião
