A primeira infância é a fase de maior vulnerabilidade de uma criança, que demanda proteção especial e um ambiente seguro, acolhedor e estimulante
Nesta sexta-feira (19), às 14h, será realizada uma assembleia para compor o Comitê de elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. Para isso, a Prefeitura de Sorocaba está convocando representantes da sociedade civil a comparecer no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), localizada na Rua Santa Cruz, 116, no Centro.
De acordo com a vice-prefeita Edith Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social, o Plano Municipal pela Primeira Infância, assim como o Plano Nacional, será uma carta de princípios que estabelece o compromisso do Município com as crianças sorocabanas de 0 a 6 anos. “Ele terá metas e compromissos para o desenvolvimento de políticas públicas específicas a essa faixa etária aqui em Sorocaba, com o objetivo de garantir direitos a essas crianças”, explica.
O comitê será composto por um representante de cada segmento: Serviço de Acolhimento Institucional; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo; Universidades e Institutos de Ensino Superior (IES), entidades que atendem crianças com deficiência e Associação de Pais e Mestres (APM).
De acordo com a Coordenadoria da Criança e do Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Plano pela Primeira Infância de Sorocaba será construído por meio de um amplo processo de participação social, incluindo também – a exemplo do que foi feito na elaboração do Plano Nacional da Primeira Infância – crianças, de modo a permitir que sua visão de mundo seja contemplada. Após aprovação do Poder Executivo, sob a forma de projeto de lei, esse plano será encaminhado ao Poder Legislativo para análise, aperfeiçoamento e aprovação.
As inscrições para participar do processo eleitoral devem ser feitas no próprio local no dia da assembleia. O edital foi publicado no Jornal Município de Sorocaba da última sexta-feira (12).
A primeira infância é a fase de maior vulnerabilidade de uma criança, que demanda proteção especial e um ambiente seguro, acolhedor e estimulante
A Prefeitura de Sorocaba está convocando representantes da sociedade civil para uma assembleia nesta sexta-feira (19), às 14h, para compor o Comitê de elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. O encontro será realizado no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
“O Plano Municipal pela Primeira Infância, assim como o Plano Nacional, será uma carta de princípios que estabelece o compromisso do Município com as crianças sorocabanas de 0 a 6 anos. Ele terá metas e compromissos para o desenvolvimento de políticas públicas específicas a essa faixa etária aqui em Sorocaba, com o objetivo de garantir direitos a essas crianças”, explica a vice-prefeita Edith Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social.
A primeira infância é a fase de maior vulnerabilidade de uma criança, que demanda proteção especial e um ambiente seguro, acolhedor e estimulante. “Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento neurológico e habilidades cognitivas, incluindo a capacidade de relacionamento com outras pessoas. As experiências nesse período influenciam a criança e sua relação com as pessoas durante toda a vida, por isso é extremamente necessário trabalhar esse tema com toda a sociedade”, afirma a vice-prefeita.
O comitê será composto por um representante de cada segmento: Serviço de Acolhimento Institucional; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo; Universidades e Institutos de Ensino Superior (IES); entidades que atendem crianças com deficiência; e Associação de Pais e Mestres (APM).
De acordo com a Coordenadoria da Criança e do Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Plano pela Primeira Infância de Sorocaba será construído por meio de um amplo processo de participação social, incluindo também – a exemplo do que foi feito na elaboração do Plano Nacional da Primeira Infância – crianças, de modo a permitir que sua visão de mundo seja contemplada. Após aprovação do Poder Executivo, sob a forma de projeto de lei, esse plano será encaminhado ao Poder Legislativo, para análise, aperfeiçoamento e aprovação.
As inscrições para participar do processo eleitoral devem ser feitas no próprio local no dia da assembleia. A Secretaria de Desenvolvimento Social está localizada na Rua Santa Cruz, 116, no Centro. O edital foi publicado no Jornal Município de Sorocaba da última sexta-feira (12).