Mudança garante ampliação da atuação do grupo, inclusive em ações de economia e sustentabilidade na Administração Municipal
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio reformulou, por meio de decreto publicado no Jornal do Município da última sexta-feira (18), a Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (Cisea). Esta é responsável por promover a discussão, elaboração, acompanhamento, avaliação e implementação da Política Municipal, do Programa Municipal de Educação Ambiental, e passa, a partir de agora, a promover também o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), a fim de levar os princípios de sustentabilidade socioambiental para dentro das repartições públicas.
A Comissão Intersetorial de Educação Ambiental, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), é responsável por integrar as atividades voltadas à conscientização ambiental no âmbito municipal, eliminando a sobreposição de ações entre as secretarias da prefeitura. Para isso, estão sendo feitas discussões sobre a implantação da Agenda Ambiental na administração pública, de modo a consolidar um calendário oficial de eventos voltados ao tema.
Entre as ações desenvolvidas pela comissão nos procedimentos internos da Prefeitura, duas ganham destaque. A primeira é a melhoria contínua no sistema de compras do município, com foco na aquisição de itens sustentáveis. A segunda visa orientar os funcionários públicos sobre o consumo de papel e de outros materiais de uso contínuo da Prefeitura, reiterando a importância da utilização de suprimentos ecologicamente corretos.
De acordo com o Chefe da Seção de Interação Socioambiental e Programas Ambientais da Sema, Rodrigo Miranda de Andrade, a Cisea também está intermediando as atividades do Coletivo Ambiental. Nesse projeto, realizado no bairro de Aparecidinha, um grupo de educadores de várias instituições trabalha na comunidade as problemáticas ambientais do local, propondo soluções e auxiliando na formação de cidadãos ambientalmente mais conscientes.
A Cisea é composta por um representante de cada secretaria municipal, além de um funcionário indicado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), e outro da Ubes – Trânsito e Transportes, totalizando vinte integrantes. Os encontros da comissão são bimestrais e, em casos extraordinários, sempre que necessário.
Programa A3P
O Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Governo Federal, é realizado pela Prefeitura de Sorocaba por meio da Sema, em parceria com a Fundação Toyota do Brasil. Quanto ao A3P, a Prefeitura capacita 75 servidores municipais por meio do Projeto Ambientação, da Fundação Toyota, para minimizar os impactos ambientais nos locais de trabalho utilizando ferramentas de gestão.
De acordo com a Seema, entre os principais resultados esperados com a formação estão a economia de água, energia elétrica, impressões em papel, do uso de materiais descartáveis, além da prática de princípios sustentáveis na rotina diária. A capacitação iniciada no último dia 10 terá duração de três meses, com encontros semanais às quintas-feiras. Participam do projeto funcionários de 66 próprios da Prefeitura de Sorocaba, da Urbes – Trânsito e Transporte – e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto.