Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/comecam-as-obras-de-alargamento-de-calcadas-no-centro-de-sorocaba/
Acessado em: 30/11/2025 - 05h57

Começam as obras de alargamento de calçadas no centro de Sorocaba 


Obra fundamental para melhorar a acessibilidade e a mobilidade das pessoas na região central de Sorocaba. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), iniciou, exatamente às 6h30 desta sexta-feira (16), os serviços de alargamento das calçadas da Rua Brigadeiro Tobias.

Conforme lembra o secretário Oduvaldo Denadai, a determinação do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, constante do Plano de Governo da administração, é de que a Prefeitura trabalhe no sentido de melhorar o trânsito e a segurança de pedestres e, principalmente, a mobilidade de pessoas condicionadas. “Essa é a primeira via que vamos fazer. Depois de concluída, dependendo da resposta do público vamos trabalhar no alargamento de outras ruas que compõem o primeiro anel viário de Sorocaba”, explica Denadai.

Os trabalhos prosseguem por todo o final de semana e no início da semana que vem, até que estejam concluídos. Nesse período, o trânsito será monitorado por agentes da Urbes e a passagem de veículos será permitida apenas aos moradores.

A escolha da Rua Brigadeiro Tobias se deu em razão da calçada ser estreita e desalinhada. Em alguns pontos a calçada tem apenas 90 centímetros de largura e postes de energia no meio dificultando a passagem de pedestres e impedindo, por exemplo, o deslocamento de cadeirantes. A Lei de Mobilidade determina que a largura mínima de uma calçada seja de 1,40m.

Após as obras, as calçadas da Rua Brigadeiro Tobias ficarão com largura entre 1,55m e 2,85m, o que permitirá, por exemplo, o deslocamento sem transtornos dos pedestres e pessoas com mobilidade condicionada. “Essa diferença ocorre em função dos imóveis, como o prédio da Fundec, terem sido construídos desalinhados, um mais recuado que outro”, explica.

Para que as calçadas possam ser ampliadas, o espaço da via destinado aos veículos passará a contar com cerca de 4m de largura, permitindo a passagem de apenas um carro. Também não será mais permitido estacionar em ambos os lados da via. Esse trecho da rua tem aproximadamente 150 metros de extensão entre a rua 15 de Novembro e a Monsenhor João Soares.

Denadai destaca que, para aumentar a segurança dos pedestres e facilitar a manutenção, o material utilizado será o concreto acabado ou invés de ladrilhos hidráulicos.