Começa “Operação Estiagem”
Apesar do tempo fechado e das chuvas nos últimos dias, junho começou marcado pelo início da Operação Estiagem. Com isso, além do Corpo de Bombeiros, também os agentes e voluntários da Defesa Civil de Sorocaba ficam em alerta.
O período mais seco do ano, que se estende até outubro, é caracterizado por incêndios de pequenas a grandes proporções, tanto na área urbana quanto na rural, além, claro, das rodovias. Por isso mesmo, segundo comenta o responsável pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Roberto Montgomery Soares, a situação dos civis nesta época do ano é de alerta.
Na última semana de maio, os setenta voluntários dos Núcleos de Defesa Civil de Sorocaba (NUDECs) e os servidores que atuam junto a esse órgão passaram por uma oficina preparatória na qual aprenderam sobre as técnicas de combate a focos de incêndio, eliminação de queimadas e até mesmo a fabricar equipamentos como a vassoura de bruxa, um abafador muito eficiente nas situações mais leves. O evento também contou com a participação de representantes de órgãos de proteção do meio ambiente dos trinta municípios que compõem a Região de Defesa Civil 4 (REDEC), num número de quase duzentos participantes.
Com base nos números de maio, quando foram registrados 44 queimadas em terrenos (áreas fechadas, geralmente particulares) e 48 incêndios em vegetação , a previsão do Corpo de Bombeiros local é de que junho se mantenha neste patamar. De acordo com o Major Falcon, da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, julho e agosto são os meses que apresentam maior incidência de focos e de incêndios.
Tags:Defesa Civil, Defesa Civil
