Combate ao Aedes será feito em oito bairros nesta semana

Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Os agentes da Divisão de Zoonoses, da Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, prosseguem nesta semana com os trabalhos de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya. Oito bairros estão incluídos na programação.

No caso das visitações de casa em casa, os profissionais da Divisão de Zoonoses vão percorrer, até sexta-feira (24), os bairros Mineirão, Jardim Maria do Carmo, Parque São Bento, Vila Helena, Vila Gabriel. Já as ações de nebulização estão previstas para o Jardim Siriema, Nova Sorocaba, Jardim Maria do Carmo, Vila Angélica e condomínio Mont Blanc (às margens da rodovia João Leme dos Santos, a SP-264).

Até o fim de semana há possibilidade de chuva em Sorocaba, conforme previsão meteorológica, o que pode comprometer o trabalho dos agentes. O frio, explica o biólogo da Divisão de Zoonoses, João Ricardo Pereira Ensser, também é um fator adverso. “Não é um impeditivo como a chuva, mas é algo que dificulta (as ações), principalmente no período da manhã. Os moradores ficam dentro de casa e não costumam sair muito.”

Orientações

Quando visitam as residências, os agentes da Zoonoses orientam os munícipes quanto aos sintomas das três doenças causadas pelo Aedes aegypti. Informam, também, sobre medidas de prevenção. Por fim, é feita a remoção de materiais inservíveis que podem servir de criadouros para as larvas do mosquito.

Na aplicação de inseticidas, a população é avisada com antecedência para que se prepare. Segundo a Divisão de Zoonoses, é preciso deixar os imóveis e retornar 30 minutos depois. “As portas, janelas e cortinas precisam ficar abertas”, avisa o biólogo. Nas casas em que moram pessoas com dificuldade de locomoção, recomenda-se que permaneçam em cômodo fechado, o que também vale para animais.

Tags:,