Combate à violência contra o idoso é lembrada em Sorocaba
Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
A Secretaria de Igualdade e Assistência Social da Prefeitura de Sorocaba, a partir da Coordenadoria do Idoso, realizou, durante todo o dia desta quinta-feira(13) diversas atividades no Clube do Idoso como parte das ações especiais do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
Com diversas ações recreativas e de integração, o Clube abrigou o evento que teve, como objetivo principal, estimular o debate sobre a necessidade de prevenir agressões físicas ou psicológicas contra as pessoas da melhor idade.
Sorocaba tem se tornado referência nacional de desenvolvimento de políticas públicas para a terceira idade. Diversas políticas públicas de habitação, assistência social e esporte estão sendo aplicadas com êxito no município e já começam a demonstrar resultados.
Conforme a educadora física Christina Palau, Sorocaba obteve destaque no desenvolvimento de ações para a melhor idade em razão da compreensão da necessidade de melhorar a vida das pessoas nessa faixa etária – da terceira idade em diante- como mecanismo de qualidade de vida e redução das possibilidades de adoecimento. “Chegamos a atender de 400 a 700 pessoas por dia aqui no Clube do Idoso, o que demonstra a qualidade do serviço que prestamos a partir da Prefeitura de Sorocaba e a importância social desse espaço; são senhorinhas ou idosos que vieram aqui com muitas limitações físicas e hoje cobram por mais carga de exercícios e temos até que controlar um pouco”, destaca a servidora pública.
Podem se inscrever para o Clube do Idoso pessoas com mais de 55 anos, sendo necessário residir em Sorocaba. O interessado deve associar-se indo até a secretaria do espaço com RG; CPF; Título de Eleitor; Carteira de trabalho (se possuir); Comprovante de endereço e 1 foto 3×4 recente.
O atendimento da secretaria para cadastro e inscrições do Clube é de segunda a sexta das 8h30 ás 13h00 e das 14h00 ás 16h30;
O Clube do Idoso fica em Pinheiros ao lado do Centro Esportivo “André Matiello”, telefone (15) 3233.9014.
Tags:Igualdade
