Com férias escolares, GCM inicia “Operação Cerol”

Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br

A Guarda Civil Municipal (GCM) está intensificando, a partir desta quinta-feira (dia 10), as ações de combate ao uso de linhas cortantes, também chamadas de cerol. A medida faz parte da campanha anual de conscientização “Cerol, Não Empine Essa Ideia”, realizada pela Prefeitura de Sorocaba.

Apesar das ações da campanha serem intensificadas nos períodos de férias, quando aumentam os casos de acidentes com linhas cortantes, a GCM realiza o patrulhamento e atende denuncia durante todo o ano, como forma de prevenir acidentes.

Soltar pipa é uma brincadeira saudável, desde que alguns cuidados sejam tomados:

 

  • Escolha lugares abertos e longe da fiação elétrica, onde não haja grande acúmulo de pessoas.
  • Nunca soltar pipas perto de ruas e avenidas movimentadas, que oferecem risco de atropelamento.
  • Não é permitido soltar pipas em áreas próximas de pistas de pouso e decolagem de aeronaves.
  • Jamais use linhas com cola e caco de vidro (cerol)

No caso das linhas cortantes, os adultos que forem flagrados fazendo o uso, transportando ou comercializando esse tipo de material, serão autuados por meio da Lei Municipal 8471/08 com multa prevista em aproximadamente R$ 1.500,00.

A população pode ser a grande parceria da Guarda Municipal nas ações de combate ao uso do cortante. Para denunciar, o cidadão pode entrar em contato com o telefone 156 da Prefeitura de Sorocaba, ou ligar diretamente na GCM pelos telefones: (15) 3212 9400 e 199 (Defesa Civil).

 

Colaborou: GCM Liuti / Relações Comunitárias

Tags:,