Com a participação do CEO do Tinder PTS lança o 2º Prêmio de Inovação
Por: Marcelo Andrade e Bruna Bernardini (programa de estágio)
Foto: Felipe Pinheiro
Com a presença do diretor de marketing e CEO do Tinderno Brasil, aplicativo de encontros mais rentável do mundo, o italiano Andrea Iorio, e de um público de cerca de 500 pessoas, entre representantes de startups, Ciesp, Senai, Sesi, Inova e, sobretudo, universitários, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) lançou na manhã de hoje (26), o 2º Prêmio de Inovação.
O evento foi realizado no auditório do PTS, que ficou lotado, ocasião em que os participantes puderam conhecer os detalhes desta nova edição, que foi totalmente reformulada e tem como principal novidade o fato de que os participantes não mais deverão apresentar os projetos já implementados, mas sim ideias que busquem aproximar o cidadão do Poder Público e do Parque Tecnológico, a partir da criação de soluções inovadoras em cinco áreas da administração pública, divididas em categorias: Saúde, Educação, Infraestrutura, Segurança e Esportes.
Essa nova proposta foi elogiada pelo CEO do Tinder, que falou sobre a importância do prêmio de inovação para Sorocaba. “Essa é a melhor forma de pontuar os reais problemas do município e promover soluções através de propostas da própria população. Essa iniciativa fomenta a cultura da inovação local e ajuda os munícipes a pensarem de forma estratégica nas soluções, em parceria com a administração pública. Esse modelo de gestão tem tudo para dar certo”, afirmou Andrea.
O diretor-executivo da Inova, Nelson Cancellara, destacou que essa nova edição certamente trará propostas inovadoras, que poderão vir a ser incubadas no PTS. No ano passado foram mais de 50 propostas, divididas em sete categorias. Houve, ainda segundo ele, o engajamento online de mais de 8 mil pessoas.
‘Proposta desafiadora’
Já Sofhia Elise Harbs, responsável pelo desenvolvimento do projeto no PTS afirmou que esta edição traz uma proposta “desafiadora”. “Não se trata mais de produtos prontos em que os participantes deverão apresentá-los, mas sim ideias que busquem aproximar o cidadão do Poder Público e do Parque Tecnológico, a partir da criação de soluções inovadoras em seis áreas da administração pública, divididas em categorias: Saúde, Educação, Infraestrutura, Segurança, Esportes, Cultura e uma mais abrangente que o ‘Desafio da Cidade’”, explicou e completou: “E os cinco classificados em primeiro lugar em cada categoria serão incubadas aqui no Parque Tecnológico de Sorocaba.”
De acordo com o cronograma do 2º Prêmio de Inovação, no dia 16 de agosto haverá um evento de divulgação dos desafios que serão apresentados aos interessados em cada categoria, assim como o início das inscrições. No dia 28 de setembro, o encerramento das inscrições. Já no dia 1º de novembro acontece a divulgação dos finalistas, enquanto que no dia 26 desse mesmo mês, a avaliação dos selecionados. E, no dia 4 de dezembro, o evento de premiação.
Ainda durante o evento, o CEO do Tinder no Brasil realizou uma palestra que, com o tema “Seis competências para navegar a transformação digital”, foi recheada de informações e passos para quem deseja seguir carreira na área de aplicativos mobile.
Ao final, o secretário de Segurança e Defesa Civil (Sesdec), Jeferson Gonzaga, falou aos presentes sobre os desafios que tem à frente da pasta, os avanços tecnológicos na área de segurança pública e sua trajetória de vida profissional.
“O Prêmio de Inovação foi muito bem aceito pelo público e acreditamos que não só o número de inscrições deverá ser maior neste ano, como a qualidade das ideias apresentadas serão ainda mais ricas, uma vez que temos investido fortemente na capacitação dos estudantes e profissionais na área digital”, destacou o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto Freitas.
