A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), conta com um ‘Super Servidor’ em seu time. Marcos Antônio Salinas, de 50 anos, servidor público há 33 anos, recebe a homenagem por ser um funcionário atuante, que mesmo com tanto tempo de carreira, se empenha para trazer coisas novas à Secretaria, e contribuir com o bem estar da população.
Em 1985, após 3 dias de testes, Marcos foi contratado pela Prefeitura de Sorocaba como serviçal menor, visto que, naquela época, não existia concurso público. Já em 1988, com a entrada do processo seletivo, que tem por objetivo avaliar candidatos concorrentes a um cargo efetivo em entidades governamentais, o servidor regularizou a sua situação, pois, prestou a prova e foi aprovado.
“Eu sempre quis fazer carreira no serviço público, cheguei até a prestar outros concursos, como por exemplo, o da Polícia Militar, e passei, mas, escolhi continuar aqui. Também sou professor de matemática de formação, com pós-graduação e MBA, cheguei a dar aulas, mas não teve jeito, a minha carreira teve de ser no serviço público porque é aqui que eu sou feliz”, conta Salinas.
Passando pela manutenção da frota, e pela antiga Secretaria de Licitações e Contratos, em 2009 o funcionário entrou para o time da Sedeter, do qual ele está até hoje. Na pasta atual, Marcos Antônio é oficial de administração, responsável pela gestão de orçamentos, compras e pelas atualizações dentro dos padrões ISO 9001, e ainda, capacita os chefes de setor sobre gestão e alinhamentos com indicadores.
O funcionário público também leciona aulas na Escola de Gestão Pública (EGP), com o objetivo de capacitar e desenvolver toda liderança da Prefeitura, visando à melhoria na gestão, a medida em que ajuda os novos servidores a entenderem melhor o funcionamento da administração pública e estimula a reflexão, a auto e hétero percepção, quanto a importância e o papel profissional do servidor municipal no desenvolvimento da cidade, de forma ética e inovadora.
Além do trabalho na prefeitura, Marcos toca violão, gosta muito de passar o tempo com a família em sua chácara, e procura apoiar ao máximo seus filhos, visto que, a caçula, de 18 anos, estuda para passar no vestibular em medicina, e seu filho, de 23 anos, é jogador de futebol, contratado pelo time Sporting Clube Olhanense, de Portugal. O seu desejo é de aposentar em 2024, para poder contribuir mais com a família, e viajar pelo mundo.