Nesta sexta-feira (10), a partir das 8 horas, durante o colóquio educativo organizado pela Secretaria da Educação na EM Leonor Pinto Thomaz, uma atração especial promete chamar a atenção: o filme “Anistia”, criado e produzido por alunos da escola e premiado em 2014 no “Concurso Nacional de Curta-Documentários sobre a Lei Maria da Penha”, será exibido para uma plateia de alunos, educadores e autoridades. O colóquio faz parte da programação especial para a 1ª Semana Municipal da Mulher.
Vencedor na categoria Região Sudeste, o vídeo desenvolve o tema “Violência contra a mulher – o que você tem a ver com isso”, e representa os julgamentos de uma série de figuras célebres, como Joana D´arc e Olga Benário Prestes, denunciando a perseguição e os crimes contra a mulher ao longo da história.
“Trabalhos como esse são importantes porque incentivam o protagonismo estudantil e ajudam os alunos a desenvolver o pensamento de uma forma diferente”, explica a professora de História e Sociologia, Milene Martinez, que acompanhou a produção do filme.
Participarão do colóquio educativo da sexta-feira os alunos de 3º ano do Ensino Médio da EM Leonor Pinto Thomaz, a vice-prefeita Jaqueline Coutinho, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lílian Crespo, e as secretárias de Educação, Marta Cassar, e de Igualdade e Assistência Social, Cíntia de Almeida. O objetivo é discutir questões atuais e importantes sobre a violência contra a mulher e refletir sobre novas formas de combater esse mal.
Para assistir ao curta-documentário “Anistia”, acesse https://www.youtube.com/watch?v=ujFL2R7wxhI[1]