Colaboradores da construção civil recebem vacina antitetânica
Por: Ana Carolina Chinelatto (Programa de Estágio) - Supervisão: Eduardo Santinon
Foto: Emerson Ferraz
Campanha tem o apoio da Prefeitura de Sorocaba e é realizada nos canteiros de obras
Aproximadamente 60 funcionários de uma obra localizada no Jardim Nova Manchester começaram nesta sexta-feira (1º), a receber a vacina antitetânica. A campanha é realizada por uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), ligado à Secretaria de Saúde (SES), o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e o Serviço Social da Construção Civil (Seconci).
De acordo com o coordenador do SindusCon em Sorocaba, José Fernando Alonso, nesse setor os trabalhadores ficam muito vulneráveis a acidentes. “Nós temos que atuar na prevenção, para que não aconteça nada de errado com eles. Precisamos melhorar a qualidade de vida desses colaboradores”, frisa.
Conforme o técnico de enfermagem do trabalho do Cerest, Alexandro Pereira da Silva, essa área envolve pessoas que são de outros estados e, muitas delas, não possuem carteira de vacinação. Por isso, a ideia é vacinar principalmente esse público. “Nós não sabemos se eles tomaram vacina fora de Sorocaba; eles não procuram os médicos para se prevenir, só quando já estão doentes”, destaca.
Esse é o caso de Ailton Pimenta de Ramos, 50 anos, que é funcionário desse canteiro de obras e também recebeu a vacina nesta sexta-feira. Ele nunca teve uma carteira de vacinação. “Pelo que eu me lembre, a última dose que eu recebi foi em 1987. Se eu não recebesse a vacina aqui, eu não procuraria. Foi muito importante”, ressalta.
A mesma situação acontece com muitos outros trabalhadores, afirma a gerente regional Sorocaba do Seconci, Ester Matos Gonçalvez. “Na unidade do Seconci de Sorocaba, nós até paramos de receber doses de vacina antitetânica, justamente pela falta de procura”, comenta.
Como participar
A campanha está prevista para ser encerrada no fim de agosto, mas pode ser prorrogada de acordo com a procura. Podem participar empresas do ramo da construção civil de Sorocaba, desde que associadas ao SindusCon. As corporações interessadas em vacinar os funcionários de suas obras devem entrar em contato com o Seconci, pelo telefone (15) 3221-0017 ou pelo e-mail sorocaba@seconci-sp.org.br .
Tags:Construção Civil, Saúde, Vacina
