Cirurgia retira ovos de cobra píton no zoológico sorocabano

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

O animal retornou ao Zoo no mesmo dia e vem se recuperando bem, com acompanhamento médico diário

Uma serpente píton (Python reticulatus) do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” passou por cirurgia para a retirada de ovos no dia 27 de maio. O procedimento cirúrgico ocorreu no Hospital Veterinário da Universidade de Sorocaba (Uniso) e durou em cerca de três horas.

De acordo com Cecília Pessuti, chefe de Seção Biologia e Veterinária da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a serpente pôs dois ovos de cascas rugosas e descalcificadas, o que demonstrava deformidade anatômica. Os demais ovos não puderam ser postos naturalmente e dessa forma houve a necessidade da cirurgia.

Para que o procedimento pudesse ser realizado o animal foi pego, anestesiado, entubado e então foram realizados radiografia e exame ultrassonográfico para confirmação da posição anatômica dos ovos retidos. O local da incisão foi a 1,5 metros da cauda.

Cinco médicos veterinários, sendo três deles do Zoo, estiveram envolvidos diretamente na cirurgia, a qual pode ser acompanhada por um grupo de alunos pelo visor da sala cirúrgica. O animal vem se recuperando bem e recebe acompanhamento médico veterinário diário.

O hospital veterinário da Uniso possui um centro cirúrgico de excelência, com estrutura, fármacos e profissionais de alto nível. A parceria do Zoológico com a universidade permite que ambos troquem experiências e favoreçam a melhoria do manejo dos animais em cativeiro.

A cobra habita o Zoológico de Sorocaba há cerca de vinte anos e mede 5 metros. Em natureza, a espécie habita as florestas tropicais úmidas da Indochina, Indonésia, Filipinas, e faz naturalmente a postura de 25 a 80 ovos, que são incubados pela fêmea por cerca de 90 dias. Em cativeiro, podem viver mais de vinte anos. Centenas de milhares de pítons reticuladas são mortas todos os anos para a venda de suas peles.

Tags: