Coas tem novo nome e mudará de endereço na próxima semana
Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
O Centro de Orientação e Apoio Sorológico (Coas) passa a se chamar Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e terá novo endereço a partir da próxima semana. A unidade, vinculada à Secretaria da Saúde (SES), a partir do dia 17 de dezembro vai funcionar na Rua Manoel Lopes, 220, Vila Hortência, onde também opera o Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same). Devido à mudança de sede, não haverá atendimento à população nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, quando será feito o transporte dos equipamentos, mobiliários e demais materiais da sede atual para a nova.
O CTA conta com equipe multiprofissional e oferece atendimento individual de aconselhamento em DST/HIV/Hepatites Virais, realiza testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites Virais – com possibilidade de anonimato -, além de campanhas educativas com foco na prevenção das DST/HIV/Hepatites, por meio de parcerias, distribuição de insumos de prevenção e materiais educativos.
A troca de nome é uma recomendação do Ministério da Saúde, como forma de padronizar a nomenclatura de todas as unidades que oferecem esse mesmo tipo de serviço. Já a mudança de sede faz parte da reestruturação da rede municipal de saúde, para melhor utilização dos prédios próprios da Prefeitura e otimização de recursos. O atual prédio do Coas, na Rua da Penha, 770, é alugado, enquanto o Same funciona em espaço próprio, recém-reformado e em condições para funcionamento também do CTA.
“O nome e o endereço mudam, mas o atendimento de qualidade será o mesmo. O horário está mantido e a funcionamento da unidade será das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira”, garante Ísis Câmara Barros Teixeira, coordenadora do CTA Sorocaba. O mesmo se aplica ao telefone do CTA, que permanece: (15) 3232.2200. “O atendimento do Coas continuará sendo individualizado, mantendo o sigilo e a privacidade”, complementa.
Segundo a coordenadora, a mudança de endereço não deve gerar diminuição na quantidade de pessoas atendidas na unidade, pois a Vila Hortência está próxima ao Centro da cidade e a realização do teste de HIV/AIDS também está disponível em diversas unidades de saúde do município, além do CTA. Em 2014, o então Coas atendeu 4.472 pessoas para testagem, quantidade que, em 2015, somou 4.457, até o último dia 27 de novembro.
