Coalização de Prevenção às Drogas será instalada em Sorocaba

Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br

Sorocaba deve ganhar uma grande aliada no combate às drogas. O trabalho de elaboração de políticas sobre drogas e as ações de prevenção ao consumo de substâncias ilícitas desenvolvidos pela Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas da Secretaria de Igualdade e Assistência Social da Prefeitura de Sorocaba foi reconhecido como referencial e a cidade, juntamente com outros sete municípios, deve receber a implementação do programa de Coalizões Comunitárias de Prevenção do Uso de Drogas.

Para efetivar a instalação da Coalizão em Sorocaba, a Secretaria de Igualdade e Assistência Social receberá a visita do representante das Coalizões Comunitárias Antidrogas da América (CADCA), Eduardo Hernandez, para conhecer a cidade e as políticas desenvolvidas no âmbito do município, além de concluir a instalação do programa e oficializar a formação do organismo e das pessoas que farão parte da sua estrutura. A visita será no dia 11 de agosto, das 14h às 16h, no auditório da Secretaria na rua Santa Cruz, 116 – Centro.

A Coalizão Comunitária é fruto de uma ação conjunta entre membros do poder público e de representantes da sociedade civil organizada com o objetivo de transformar as suas comunidades em espaços livres da droga. A partir desse princípio a Coalizão age elaborando meios para prevenção e conscientização da população da área onde o programa estiver instalado.

O princípio de organização da Coalizão baseia-se em ações da CADCA, ‘Coalizões Comunitárias Antidrogas da América’, que é uma organização não-governamental (ONG) com base nos Estados Unidos da América (EUA). Fundada em 1992, a CADCA é a ONG líder na prevenção ao abuso de substâncias ilícitas nos EUA, oferecendo treinamento para formação e o desenvolvimento de coalizões comunitárias não somente em território americano, mas em outros países mediante parceria. A ONG fornece também o apoio necessário para que as Coalizões parceiras se tornem eficientes e capazes de manter uma redução efetiva nos índices de abuso de substâncias em suas populações.

 

 

Tags: