A eleição dos representantes da sociedade civil do Conselho Municipal dos Direitos LGBT (CMDLGBT) ocorreu ao longo do último dia 30 (sábado), na Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias). Os sete conselheiros e seus suplentes foram eleitos para o biênio 2018-2020.
Com o apoio da Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Comissão Eleitoral, a eleição contou com 137 inscrições, com 114 presentes para a votação, onde 18 eram candidatos para preencher as sete vagas de conselheiros representantes da sociedade civil e seus suplentes.
De acordo com o prefeito José Crespo, o Conselho Municipal LGBT “tem por objetivo ser um órgão de articulação entre o Poder Público e a Sociedade Civil, estimulando a formulação e proposição de diretrizes de atuação governamental voltadas para o combate à discriminação e para a promoção e defesa de direitos”.
Para a formação, era necessário que os candidatos fossem autodeclarados lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. O conselho agora é composto por um grupo de pessoas representativas, com pluralidade de ideias, raças, classes, idades e identidades, buscando melhorias para a comunidade em Sorocaba.
Foram eleitos os titulares: Larissa Sardenha (L), Tom Rodrigues (G), Kadu Nunes (B), Thara Wells (T), Luciana Leme (L), Augusto Neves (T), Pamela Mussi (B); e seus suplentes Matheus Rezende (G), Rebeca Milena (B), Gustavo Augusto (G), Leandro Martins (G), Franciele Almeida (L), Arthur Inácio (T) e Fábia Ferraz (T).