Na próxima terça-feira (03), a área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, irá celebrar no Parque da Biquinha o Dia do Pau-Brasil com o plantio de três mudas de árvore da espécie. A ação comemorativa acontecerá às 9h, com a participação dos idosos do Clube Ecológico “Roda Viva”.
Em Sorocaba, a comemoração do Dia do Pau-Brasil faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao Meio Ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.
Segundo o secretário Jessé Loures, o “Roda Viva” é promovido há seis anos pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins. Os interessados em participar do clube ecológico podem se inscrever diretamente no Parque da Biquinha.
O Clube Ecológico “Roda Viva” visa estimular a preservação do meio ambiente, promovendo interação e qualidade de vida à terceira idade sorocabana. Os encontros ocorrem sempre às terças-feiras, das 9 às 11h, no Parque da Biquinha.
O Parque da Biquinha funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Mais informações pelo telefone (15) 3224.1997.
O Pau-Brasil
Também conhecido como ibirapitanga, ibirapiranga, ibirapita, muirapiranga, orabutã, brasileto, pau-rosado e pau-de-pernambuco, o pau-brasil é uma árvore que tem o tronco recoberto de espinhos, em tons de cinza ou vermelho, e o centro avermelhado.
A espécie pode atingir até trinta metros de altura, com seu diâmetro chegando a 1,5 metro. Sua floração ocorre no final do mês de setembro, chegando a meados de outubro. Entre os meses de novembro a janeiro ocorre a maturação dos frutos. Originalmente, a área de abrangência dessa árvore estendia-se por quase três mil quilômetros da costa brasileira, tipicamente em floresta primária densa da Mata Atlântica.