Clube e Chácara do Idoso têm palestras sobre diabetes e hábitos alimentares
Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
Idosos participaram nesta segunda-feira (18) de palestras com o tema “Diabetes, adoçantes e escolhas alimentares”. Os encontros, promovidos pela Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o curso de Nutrição da Universidade Paulista (Unip), seguem nas próximas duas semanas, em 25 de abril e 2 de maio, às 14h no Clube do Idoso e às 15h45, na Chácara do Idosos.
A capacitação mediante as palestras estão a cargo dos estudantes do 5º semestre do curso de Nutrição da Unip. As universitárias Vanessa da Silva, Liliane Camargo, Débora Cândido, Barbara Oliveira e Jéssica Peres falaram, na primeira conversa, sobre diabetes, hipertensão, hábitos alimentares e automedicação. “É muito bom porque a gente percebe o interesse deles em aprender”, comenta Vanessa.
O aposentado João Alves, 70 anos, estava cheio de dúvidas. Diabético, ele queria entender o motivo pelo qual tem a doença. “Eu nunca fui de comer muito doce, mas meus pais eram diabéticos. Então pode ser que seja isso?”, questionou. E logo teve a resposta das estudantes: com certeza pode ser um fator determinante, já que a diabetes é uma doença hereditária, explicaram as meninas.
Embora o assunto central fosse o diabetes e os hábitos alimentares, a aposentada Arlete Tertuliano, 60 anos, também mostrou-se curiosa para saber sobre diverticulite, uma inflamação que afeta o intestino. As estudantes, então, fizeram uma breve explicação e prometeram que, no próximo encontro, trariam mais detalhes.
Sequência das atividades
No segundo encontro, os idosos participarão de uma roda interativa e vão aprender a ler rótulos dos alimentos e a interpretá-los. Em 2 de maio, as futuras nutricionistas vão ensinar os participantes a prepararem um ou dois pratos simples, utilizando adoçante. Nesse mesmo dia, será montado um café da tarde, ideal para diabéticos na faixa etária atendida nas palestras.
Assim que finalizado o último encontro, será distribuído um questionário para que os idosos avaliem, de maneira simples, o quanto as palestras ajudaram em suas vidas. De acordo com a Coordenadoria do Idoso, ainda há vagas disponíveis para assistir às palestras, seja no Clube ou na Chácara do Idoso.
Como ser sócio
Para se tornar sócio e participar das atividades nos centros de convivência do idoso, o interessado, além de residir em Sorocaba, deve ter mais de 55 anos de idade, apresentar documento com foto, comprovante de endereço, duas fotos 3×4 e atestado médico para atividades físicas.
O Clube do Idoso fica ao lado do Centro Esportivo “André Matiello”, em Pinheiros. Mais informações pelo telefone (15) 3233-9014. Já a Chácara do Idoso está localizada na Rua Manuel Afonso, 64, na Vila Progresso. Mais informações pelo telefone (15) 3302-3737.
Tags:Chácara do Idoso, Clube do Idoso, desenvolvimentosocial
