Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/clube-do-idoso-realiza-tarde-de-poesia-e-musica/
Acessado em: 30/11/2025 - 06h00

Clube do Idoso realiza tarde de poesia e música

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

        A terceira idade sorocabana viveu um momento especial na tarde desta terça-feira (dia 8) no Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva”, em Pinheiros. Alguns acompanhados de seus familiares, eles puderam prestigiar e também declamar poesias e cantar músicas no Sarau de Natal, organizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O evento artístico integra o Projeto “Memória Viva”, realizado desde 2014 no Clube e na Chácara do Idoso, e visa resgatar a memória e valorizar o conhecimento da terceira idade sorocabana.

        Célia Ferraz Albertini, 66 anos, sócia da Chácara do Idoso, participou do Sarau de Natal e encantou o público declamando o poema “O Pedido do Caipirinha”, de Lulu Benencase. “Sei de cor e salteado, graças a Deus. A primeira vez que declamei este poema foi aos 14 anos de idade num picadeiro aqui em Sorocaba. Naquela época, os circos convidavam o público para participar e meu pai, que era mágico, foi fazer seu espetáculo e eu acabei declamando ‘O Pedido do Caipirinha’”, contou a munícipe, que mora na Vila Olímpia. “Eu amo poesia e este evento é maravilhoso. Quando declamo um poema faço bem para o meu coração”, completou.

        Quem também participou do evento foi Nilcéia Guidolin Zambo, 67 anos, moradora do Jardim Refúgio e frequentadora assídua do Clube do Idoso. Ao lado de outras quatro integrantes do Coral Fascinação (com alunos do Clube e da Chácara do Idoso), ela recitou poemas de Lourdinha Blagitz, em homenagem à poetisa sorocabana, que morreu há pouco tempo e era sócia da Chácara do Idoso. Entre as poesias, o público pode ouvir “O Castelinho” e “Denguinho”. “Ainda vou recitar o poema ‘Caixinha de Beijo’, esta será em homenagem ao meu pai Mario Guidolin, que está aqui prestigiando o Sarau”, adiantou.

O Clube do Idoso e a Chácara do Idoso oferecem gratuitamente atividades de lazer, esporte, saúde, integração social e cultura para a terceira idade. Para se tornar sócio de uma das unidades basta levar os seguintes documentos: CPF, RG, título de eleitor, carteira de trabalho (mesmo sendo aposentado), comprovante de endereço e duas fotos 3×4 recentes.

 

Serviço:

Clube do Idoso: anexo ao Centro Esportivo “André Matiello”, bairro de Pinheiros. Tel.: (15) 3233.9014.

Chácara do Idoso: Rua Manuel Afonso, 64, Vila Progresso. Tel.: (15) 3302.3737.