A Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (Cisea) se reuniu na última terça-feira (5) no Jardim Botânico “Irmãos Villas Bôas”. O encontro contou com a presença do presidente da Associação de Moradores do Piazza di Roma e Adjacências, Manoel Borges. O Piazza Di Roma é um dos bairros sugeridos para a criação de um Coletivo Ambiental na cidade por ter uma associação de moradores atuante e bem organizada.
Organizada pela Secretaria do Meio Ambiente, a comissão foi criada pelo decreto nº 21.957, de 16 de setembro de 2015, e envolve representantes das secretarias municipais, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Urbes e Parque Tecnológico. O objetivo é promover a interdisciplinaridade da Educação Ambiental, ou seja, ela deve ser discutida e difundida em todos os setores de uma organização, criando um fortalecimento do processo de percepção, discussão e ação em prol da esfera ambiental do município.
Manoel Borges falou sobre a atuação da associação de moradores e as conquistas do bairro, como a criação do futuro Parque Linear “Professora Virgínia Lyra Mascarenhas Brisotti”, numa área de 380 mil metros quadrados, que conta com uma grande diversidade de fauna e flora, além de nascentes; e o início das obras da Praça da Juventude. Ele também falou sobre o problema de depósito irregular de entulho numa área pública localizada ao lado da E.E. “Rafael Orsi”, que faz parte da área onde será futuramente o Parque Linear.
Durante a reunião, também foi tratada a questão da revisão do Programa Municipal de Educação Ambiental de Sorocaba (Promea) e será agendada uma reunião extraordinária para considerações dos integrantes da comissão. O programa consiste como uma medida estruturante para o município planejar e executar a educação ambiental enquanto uma política pública de Estado que perpasse as administrações e que traduza os ideais dos distintos atores sociais de Sorocaba.
A equipe da Secretaria do Meio Ambiente também aproveitou o momento para convidar os integrantes para o 1º Fórum Regional de Mudanças Climáticas – “Impactos e Desafios para a Região Metropolitana de Sorocaba”, que ocorrerá no dia 13 de novembro, das 13h30 às 17h, no câmpus Cidade Universitária da Universidade de Sorocaba (Uniso). Os interessados devem se inscrever gratuitamente até esta sexta-feira (8) pelo site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/[1].
Outro assunto foi a Blitz da Biodiversidade, que está sendo realizada na cidade, visando visando diminuir o número de animais silvestres atropelados nas vias da cidade, em especial a capivara. A atividade educativa está sendo promovida pela Sema e pela Urbes, após a implantação de 11 placas, principalmente na avenida Dom Aguirre, alertando os condutores sobre a presença de capivaras na via.