A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), levará diversas atrações a cinco espaços públicos da cidade neste fim de semana (dias 9, 10 e 11). A população poderá conferir gratuitamente exibição de filme, shows, intervenção artística, apresentação teatral e espetáculo de mágica.
Na sexta-feira, às 19h, a Secretaria da Cultura exibirá o filme “Como Treinar o seu Dragão 2” (2014), do diretor Dean DeBlois, no Parque dos Espanhois, na Vila Assis. A trama se passa cinco anos depois dos acontecimentos do primeiro longa-metragem. Os personagens Soluço e Banguela descobrem uma caverna gelada secreta que serve de casa a centenas de dragões e a um misterioso domador. Após a descoberta, a dupla acaba se envolvendo em grande batalha pela paz.
O Projeto “Cena de Cinema” oferece toda a estrutura de assento para 150 pessoas, tela gigante e sistema de som de cinema, fazendo com que o telespectador vivencie toda a emoção da história.
Sábado tem “Intervenção H2”
No sábado, das 14h às 18h, tem a 2ª edição do “Intervenção H2” na rua Nilza Neves Zuliani, no Jardim Santa Bárbara. Idealizado pelo Autoconceito, por meio do edital “Prêmio de Cultura Hip Hop 2014” da Funarte, o projeto conta com apoio da Prefeitura de Sorocaba, Walls Graffiti & Urban Shop e Mania Sorocaba Street Wear.
Durante o evento, a comunidade poderá conferir o DJ Alessandro Kayves; MC Fernanda Teka; B.Box Sorobeatz; Freestyle EWE; apresentação dos alunos de Street Dance do Território Jovem; palestra com o tema “Uma questão de cor”, ministrada pelo Melqui; apresentação de Street Dance do Urban Move; grafite com Dah Fiore; e pocket show com o grupo Autoconceito.
Para finalizar o “Intervenção H2”, o público poderá conferir a apresentação da MC Stefanie Ramos, que possui levada e métrica peculiares e que se destaca não apenas por ser mulher negra no movimento Hip Hop, mas principalmente pela sua qualidade musical. Nascida e criada em Santo André, ela participou de projetos de destaques como o grupo de rap “Simples” e o coletivo “Pau-de-dá-em-doido”.
A MC abriu show de grandes nomes como Dela Soul, Talib Kweli, Pharmonck e Hieroglyfics. Gravou com referências do rap nacional como Max BO, Lurdes da Luz, Shirley Casa Verde, Carol (Realidade Cruel), Arnaldo Tifu e a MC espanhola Indie Style. Em 2012 foi convidada a reescrever “Rua Augusta”, música de grande sucesso do MC Emicida. Dividiu o palco com Mano Brown, Negra Li, Vanessa Jackson e Flora Matos no projeto “Brown Convida”. Seu último trabalho, “Perto de mim”, foi produzido por Silvera e Sorry Drummer com participação de Mc Rashid e Tati Bispo Sua arte, sem rótulos é referencia e transborda atitude.
Domingo tem atrações infantis
No domingo, a Secretaria da Cultura preparou uma programação especial em comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro). Às 11h, o grupo Adoleta se apresenta no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. Formado por Simone Sil e Marco Correa, o duo apresentará cantigas, brincadeiras e contos do riquíssimo universo folclórico brasileiro. O repertório convidativo provoca a interação das crianças que se faz de forma muito espontânea. “O Sertanejo e seu Conjunto Musical” e “História do Brinquinho de Ouro” são lendas que também envolvem cantos e a sonorização executada por instrumentos percussivos que ilustram a história despertando assim o imaginário. Num outro momento o público é convidado a participar cantando e embalando através de cantigas de roda, cirandas e brincadeiras sonoras.
No Parque das Águas, às 16h, o grupo Semeando Encanto apresenta o espetáculo musical “Semeando em Canto – Músicas Socioambientais”, um musical que busca despertar a conscientização interior e o amor com o meio ambiente e ao próximo por meio de composições socioambientais.
Na Praça Frei Baraúna, no Centro, a população poderá conferir as atrações do “Viva a Cultura” a partir das 14h, com a apresentação “O menino do mar sem fim”, com a Cia. Clássica de Teatro. Trata-se de uma fábula infantil de um menino que de repente fica órfão de pai e vendo a tristeza e desespero de sua mãe sai à procura do Mar Sem Fim, pois lhe foi dito que é para o mar que vão as pessoas que são queridas. Em sua jornada à procura do Mar Sem Fim, ele encontra com vários tipos do folclore brasileiro. Alguns irão ajudá-lo em sua busca, outros tentarão atrapalhar e impedir sua missão.
Em seguida, às 15h, o público poderá conferir números de mágica com Denis Mota, que trabalha como ator desde 2009 e como mágico desde 2012. Nesse período, o artista desenvolveu uma ótima naturalidade para fazer suas apresentações obtendo reconhecimento de sua arte do meio mágico em Sorocaba. O ator é formado pelo curso técnico em Arte Dramática pelo Senac Sorocaba e pela Escola Técnica de Teatro, Arte e Comunicação (ETAC). Atualmente, além de mágico, trabalha como ator-pesquisador da Trupe Caçadores de Tatu.
Para encerrar o “Viva a Cultura” deste fim de semana, quem estiver na Praça Frei Baraúna às 16h30 poderá conferir o show do Viola Caraminhola. Formado pela cantora e atriz Renata Grazzini e pelo violinista Adriano Nunes, o duo traz em seu repertório canções de Tom Jobim, Dorival Caymmi, Beatles, Raul Seixas, entre outras. Na apresentação, os artistas utilizam elementos cênicos, como bexigas, cenários e instrumentos como cornetas, xilofones de garrafa e apitos que vão despertar a curiosidade dos bebês e crianças, possibilitando que participem de um espetáculo interativo, lúdico e divertido.