No domingo, as atrações da Praça Frei Baraúna, no Centro, encerram a programação da 2ª Semana do Bebê de Sorocaba, com atividades voltadas ao público infantil
Neste sábado e domingo (20 e 21), os sorocabanos vão poder conferir gratuitamente diversas atrações artísticas do Projeto “Viva a Cultura”, realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
No sábado, um dos locais que receberá as atividades será o Parque da Formosa, na Zona Norte de Sorocaba. Às 16h, Tereza Baddini se apresenta à comunidade, interpretando os mais variados sambas de Cartola a Alcione. Seu diferencial está na voz encorpada, potente e grave, na qual coloca seu estilo próprio com irreverência e interatividade com o público.
Das 16h às 18h, a criançada ainda poderá participar da Pintura Facial, quando são criadas diversas maquiagens que podem ser desde as pequenas como se fossem tatuagens, até as mais elaboradas como as máscaras de monstros, princesas, super-heróis ou animais. Além das pinturas tradicionais, a equipe também desenvolve a maquiagem de efeito, que são machucados criados a partir de uma massinha específica para este fim e finalizada com sangue artificial.
Quem for ao parque das 17h às 18h ainda poderá conferir uma apresentação de capoeira, com o Mestre Cupim. Para encerrar a programação no bairro, das 19h às 21h, a Secretaria da Cultura exibirá o filme “Operação Big Hero”, dentro do Projeto Cena de Cinema, que oferece toda a estrutura de assento para 150 pessoas, tela gigante e sistema de som de cinema. Inspirado no título de quadrinhos homônimo da Marvel Comics, o filme é uma comédia de ação e aventura, que se passa na cidade de San Fransokyo, uma mistura de São Francisco e Tóquio.
Também neste dia, o “Viva a Cultura” será realizado na Praça “Laudelino do Amaral”, no bairro Nova Sorocaba. Uma das atividades será uma oficina de mangá com a professora de artes Vivian Sparth, que será realizada das 14h às 17h30. A partir das 14h, a CIA Clássica de Teatro apresentará Cordel do Chapéuzinho e o Lobo, que vai trabalhar o mito infantil de Chapeuzinho Vermelho dentro de uma concepção politicamente correta e com enfoque no meio ambiente e ecologia.
Na sequência, às 15h, a população poderá prestigiar a apresentação do grupo Maracatu Mukumby. Fundado em 15 de junho de 2013, o grupo tem como objetivo difundir e incentivar a prática das culturas tradicionais brasileiras na cidade de Sorocaba. O nome Mukumby é uma homenagem a dona Vilma dos Santos, saudosa líder espiritual do Candomblé que, além de uma vida muito ativa nas questões sociais do povo negro no Paraná, Ya Mukumby, era tida como rainha do Semente de Angola, grupo de maracatu de Londrina que foi a base do conhecimento de Rafa Poujo, proponente do Maracatu Mukumby.
Para encerrar, das 16h30 à 17h30, tem apresentação do Grupo de Viola Caipira São Gonçalo de Votorantim. Criado em 2011, atualmente o grupo conta com oito pessoas levando como bandeira a cultura caipira raiz através do som da viola. São eles: Antonio Teles, Benvindo Antonio, José Carlos Gonçalves, Flávio Batista, Joaquim Gomes, Jorge Felicio, José Freiri e Sidnei Santos.
Atrações de domingo
No domingo, o “Viva a Cultura” prossegue com atrações culturais no bairro Nova Sorocaba. Das 14h às 15h, o Grupo Barracão da Vó levará o espetáculo “Truques e circaria”. Das 14h às 17h30, ainda terá Pintura Facial no local.
Em seguida, das 15h às 16h, o público poderá conferir a apresentação de capoeira, com o Mestre Cupim. Já às 16h30, as pessoas poderão prestigiar o show de samba de Cláudia Volcov, cantora da noite sorocabana há mais de cinco anos, que já fez parte do “Projeto Panela do Samba”.
O “Viva a Cultura” também estará no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. Às 11h, os sorocabanos poderão conferir o show de Ananda Jacques. A cantora compõe MPB e apresentou seu trabalho autoral pela primeira vez no início do ano passado, ainda aos 18 anos. Atualmente, estuda música e mantém paralelamente um projeto de poesia experimental. Algumas de suas canções já realizadas, como as do EP ao vivo “Colecionando Céus”, encontram-se disponíveis online e há previsão de que um novo material seja lançado neste ano.
Também no domingo, o Parque das Águas, no Jardim Abaeté, terá apresentação musical. Neste dia, das 16h às 17h, o Grupo Balakogê apresenta “A Voz do Samba”, um projeto que leva ao público a amostra de uma autêntica roda de samba, cantando e contando fatos que marcaram a história do samba sorocabano.
Outro local com várias atividades culturais para os sorocabanos será a Praça Frei Baraúna, no Centro de Sorocaba, encerrando a programação da 2ª Semana do Bebê. As atrações ocorrem a partir das 14h, com pintura facial.
Quem comparecer ao local às 14h ainda poderá conferir a comédia “Super Hiper Mega Blaster”, com a Cia Camarim de Teatro. Com direção de Hamilton Sbrana, a comédia conta a história de um reino governado por uma rainha negligente, mãe de um príncipe mimado, tendo como conselheira sua corrupta e manipuladora irmã, que será enfrentada por uma revoltada e indignada serviçal do palácio que tenta mostrar ao príncipe a situação caótica da população, onde impera a injustiça da desigualdade social.
Já das 16h às 17h, terá apresentação da dupla Adoletá, formada pela cantora, violonista e arte-educadora Sil e pelo percussionista e arte-educador Marco Correia. Nesta apresentação Adoletá utiliza as cantigas, brincadeiras e contos do riquíssimo universo folclórico brasileiro. O repertório provoca a interação dos pequenos que se faz de forma muito espontânea. “A lenda do Boi Bumbá”, “História do Brinquinho de Ouro”, são lendas que também envolvem cantos e a sonorização executada por instrumentos percussivos, ilustram a história despertando assim o imaginário. Em um outro momento o público é convidado a participar de cantigas de roda, cirandas e brincadeiras sonoras que divertem ao mesmo tempo que estimulam o participante a soltar a voz e também experimentar os sons dos instrumentos percussivos.