Cidade vai ganhar mais de 1.750 papeleiras

A Prefeitura começou a implantação de papeleiras (recipiente próprio para pequenos resíduos) nas ruas centrais, principais corredores comerciais, pontos de ônibus, praças, parques e vias do entorno de escolas. As primeiras unidades foram instaladas no Parque das Águas e, ao longo dos próximos 80 dias, a empresa vencedora da licitação estenderá o dispositivo a várias outras regiões.

Conforme explicou o secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai, o objetivo é equipar e melhorar a limpeza da cidade, principalmente das vias que apresentam grande circulação de pedestres, dotando-as de dispositivo especifico para o recebimento de pequenos resíduos gerados pelo consumo de rua, tais como embalagens de doces, balas, sorvetes e bitucas de cigarros, entre outros.

Os dispositivos com capacidade para até 50 litros são próprias para receber pequenos resíduos e contam com abertura na parte superior para tornar mais simples o seu uso. Já os contêineres de 240 litros e 1.000 litros atendem grandes demandas de residências e comércios.

As papeleiras estão sendo instaladas pela Soluções Ambientais Ltda, empresa vencedora do processo licitatório, cujo contrato, no valor global de R$943.200,00, tem duração de 24 meses. A empresa é a responsável pela aquisição e implantação das 1.756 papeleiras, fixando-as em suportes existentes por meio de braçadeiras ou fitas metálicas.

Também será a Soluções Ambientais, responsável pela manutenção que engloba serviços de reposição, substituição, higienização, coleta e esvaziamento do compartimento de carga/refil. O esvaziamento com coleta dos resíduos deve ocorrer de acordo com a demanda de cada região onde está instalada. O trabalho deverá realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 14h.

O contrato prevê a implantação de 271 papeleiras na região central da cidade, com esvaziamento feito três vezes ao dia, totalizando 21.138 coletas ao mês. Nas Avenidas, Parques e Praças, serão instaladas outras 590 papeleiras, com frequência alternada com dois esvaziamentos por semana, totalizando 4.720 coletas ao mês.

As escolas e próprios municipais terão 895 papeleiras, com esvaziamento realizado semanalmente, totalizando 3.580 coletas/mês. O cronograma previsto para conclusão da fase de implantação é de até 80 dias, a partir do dia 25 de agosto. “Com esses dispositivos, a população tem um local de fácil acesso para deposição de pequenos resíduos, contribuindo para manter a cidade limpa, bonita”, explica o secretário de Serviços Públicos.

 

Tags:, , , , ,